Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Galeria de Fotos - Prêmio Professor Paulo Freire edição de 2021

Na tarde de terça-feira, dia 19 de outubro, a Câmara Municipal promoveu a edição 2021 do Prêmio “Professor Paulo Freire”. A premiação de forma presencial ocorreu apenas para as duas escolas que tiveram seus projetos educacionais votados e eleitos pelos vereadores, além de mais sete escolas que receberam Moção do Congratulações também pelo envio de seus projetos à Câmara.
“Embora mais contida, inclusive por conta do cumprimento aos protocolos sanitários da Covid-19, a Câmara está promovendo novamente o Prêmio Paulo Freire de forma presencial. Agradecemos muito as nove escolas que enviaram seus projetos educacionais à esta Casa, bem como parabenizamos por desenvolverem projetos tão relevantes, muitos deles em meio a uma pandemia, o que sabemos que não é fácil”, observou o presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian.
O Prêmio Professor Paulo Freire foi instituído por meio da Resolução número 8, de 17 de outubro de 2018, de autoria do vereador professor Rafael Kocian, e desde o ano de 2018 passou a integrar o calendário oficial de eventos deste Poder Legislativo.
Ele é um importante reconhecimento social da área educacional, que é concedido anualmente pela Câmara a professores, alunos, profissionais da educação e professores aposentados de escolas públicas e privadas do município, por indicação das próprias escolas. O mesmo também reconhece os projetos educacionais relevantes, desenvolvidos e implantados durante o ano pelas comunidades escolares.
Neste ano 116 pessoas foram indicadas ao Prêmio, em suas devidas categorias. Os diplomas para aqueles que não puderam participar da cerimônia presencial por conta da pandemia serão expedidos via Correios, como já ocorreu em 2020.
Além dos vereadores e representantes das escolas, o secretário municipal de Educação, professor Luis Carlos Caruso e a Diretora Pedagógica da Fundação Educacional, professora Ana Beatriz Feltran Maia também estiveram persentes ao plenário e acompanharam a premiação.
 
MOÇÕES DE CONGRATULAÇÕES
Antes de iniciar a entrega dos Prêmios e Moções, Kocian destacou a importância do professor Paulo Freire à educação brasileira. “Além de ser o patrono da Educação brasileira, a obra de Freire é riquíssima e muitos ainda não a conhecem e, por esse motivo, tecem comentários até preconceituosos. ‘Pedagogia do Oprimido’, ‘Educação Como Prática de Liberdade’ são apenas algumas de suas publicações de destaque, bibliografias que são bases para formações pedagógicas no mundo, ou seja, deixou um legado relevante à educação não apenas brasileira, mas mundial e é por isso que o escolhemos para ser o patrono desta homenagem”, observou.
Após breve explanação do vereador, o cerimonial foi conduzido pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, que iniciou os trabalhos promovendo a entrega das Moções de Congratulações às escolas, entre elas o Colégio Lumen, Colégio Santa Inês, EMEB Professora Zélia Maria Zanetti, que recebeu duas Moções pois enviou dois projetos educacionais à Câmara, Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues”, Escola Estadual “Professora Laudelina de Oliveira Pourrat”, Estadual “Professora Stella Couvert Ribeiro” e ETEC “Professor Rodolpho José Del Guerra”. Os representantes das unidades escolares receberam as Moções de Congratulações das mãos dos vereadores e também do secretário de educação e da diretora pedagógica da Fundação Educacional. (Confira, abaixo, as entregas e o título dos projetos de cada escola).
 
PROJETOS PREMIADOS
Na sequência, foi a vez da EMEB Fazenda Águia Fria, representada pela gestora Gislaine Cristina Gumieri Rosin e pela professora Marily Ananias Cremasco, que destacaram um pouco do projeto “Meio Ambiente: Estações do Ano e Árvore”. “Este é um projeto que envolve toda a comunidade escolar e é desenvolvido desde o início da vida escolar da criança até o início da adolescência, por volta dos 10, 11 anos. O tema é uma reflexão e uma forma de gerarmos realmente ações de preservação ao Meio Ambiente, pois somente preservamos aquilo que conhecemos e é isso que promovemos com esse projeto: o conhecimento, que começa na unidade escolar com alunos e colaboradores, e é levado às famílias, onde também é difundida a informação por meio das crianças, que são excelentes interlocutoras”, observou a professora Marily, que agradeceu a todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto, inclusive demais professores, funcionários e familiares dos alunos que frequentam a EMEB.
Após a apresentação, o Prêmio foi entregue a ambas pelo secretário Caruso e pelo vereador Fernando Gomes.
A segunda premiação da tarde foi direcionada ao Colégio Unigrau, representado pela diretora Maria Olívia Roxo Nobre do Amaral Mesquita (Marolinha) e pela professora Joseli Licênia Regini Dutra, que executou o projeto “Cidadania: Direitos e Deveres, quais são os nossos?”.
Emocionada, Joseli destacou que o mesmo é desenvolvido há cinco anos pela escola. “É um desafio muito grande tratarmos de temas tão complexos como direitos e deveres com crianças, mas é justamente isso que me levou a desenvolve-lo, pois quanto mais cedo a criança conhece seus direitos e reconhece seus deveres perante à sociedade, mais fácil ela os assimilará e, sem dúvida, colocará em prática por toda a vida. Além disso, difundirão informações essenciais aos pais, cuidadores, familiares, que nem sempre sabem os direitos das crianças, seus próprios direitos para poder cobra-los em uma sociedade em que quase tudo precisa ser conquistado com muita luta”, afirmou.
Depois da apresentação do projeto e explanação, ambas receberam o Prêmio pelas mãos da diretora Ana Beatriz Maia e do vereador Rafael Kocian.
As quatro representantes de ambas escolas agradeceram a Câmara pelo Prêmio, principalmente por ser um reconhecimento aos projetos, que envolvem não apenas professores, mas toda a comunidade escolar, objetivando melhorar a qualidade de vida por meio do conhecimento e informação.
A diretora e professora Ana Beatriz também parabenizou a Câmara pelo Prêmio e elogiou os projetos, bem como reconheceu o trabalho de cada membro da comunidade escolar envolvido nos mesmos, observando que a importância da Educação, do professor ficou ainda mais evidente diante da pandemia.
 
ENTREGA DAS MOÇÕES
Os vereadores Antônio José Quessada Netto e Moraci Bállico para fizeram a entrega da Moção de Congratulação ao Colégio Lumen, que apresentou o projeto “Prática de Argumentação”.
Os vereadores Paulo Sérgio Rodrigues e Henrique Torres fizeram a entrega da Moção de Congratulação ao Colégio Santa Inês, que apresentou o projeto “É Tempo de Cuidar”.
Os vereadores Gabriel Navega e Eduardo Ramos fizeram a entrega da Moção de Congratulação à EMEB Professora Zélia Maria Zanetti, referente ao projeto ““Acolher”.
Os vereadores Thais Nogueira e Fernando Gomes fizeram a entrega da Moção de Congratulação também à EMEB Professora Zélia Maria Zanetti, referente ao projeto “Educação Ambiental”.
Os vereadores Dr. Romano Cassoli e Rubens Lobato Pinheiro Neto fizeram a entrega da Moção de Congratulação à Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues”, que apresentou o projeto “Nossas cores são diversas”.
Os vereadores Pedro Giantomassi e Rafael Kocian fizeram a entrega da Moção de Congratulação à Escola Estadual “Professora Laudelina de Oliveira Pourrat”, que apresentou o projeto “Compostagem”.
O Secretário e professor Luis Carlos Caruso fez a entrega da Moção de Congratulação à Escola Estadual Professora Stella Couvert Ribeiro, que apresentou o projeto “Chá Literário”.
A Diretora Pedagógica e professora Ana Beatriz Feltran Maia fez a entrega da Moção de Congratulação à ETEC “Professor Rodolpho José Del Guerra”, que apresentou o projeto “Viveiro Ambiental: a interdisciplinaridade aplicada na construção do conhecimento técnico e socioemocional”.
A cerimônia de entrega do Prêmio “Professor Paulo Freire”, edição de 2021, foi encerrada com a entoação do Hino de São José do Rio Pardo.