Galeria de Fotos - Câmara comemora comemorou o Dia Nacional do Vereador com solenidades

Em sessão solene, realizada em 1º de outubro de 2019, a Câmara Municipal comemorou o Dia Nacional do Vereador. Na ocasião, além dos vereadores homenageados, também ocorreram a instalação do quadro com as fotos dos vereadores da Legislatura 2013-2016, o descerramento, na Galeria de Ex-presidentes, da foto do vereador Matheus de Oliveira Pinto, que exerceu o cargo de Presidente desta Casa no biênio 2017-2018, e a homenagem póstuma ao ex-funcionário, ex-vereador e professor Antonio Fernando Torres.
Estiveram presentes ao Salão Nobre da Câmara os vereadores da legislatura 2017/2020, sendo Amilton Pizzoli, Carlos Aparecido de Oliveira, Itamar da Silva, João Batista Ramos, Lúcia Helena Libânio da Cruz, Luis Henrique Artioli Tobias, Matheus de Oliveira Pinto, Paulo Sérgio Ferreira, Pedro Ernesto Merli Giantomassi, Rafael Castro Kocian, Rubens Lobato Pinheiro Neto, Sidnei Marin Morgan, Zildo de Oliveira Delmondes.
Também presentes à solenidade os familiares dos ex-vereadores homenageados da legislatura de 2013-2016, Claudine Aparecido Apolinário e Marco Antonio Gumieri Valério, bem como do saudoso professor Antonio Fernando Torres.

HOMENAGEADOS
Claudine Aparecido Apolinário elegeu-se vereador para a Legislatura 2013-2016, pela qual está sendo homenageado. Nascido na zona rural, ele se considera uma pessoa simples, mas de grande caráter e honestidade. E faz questão de dizer: “Posso não ter muito estudo, mas tenho meu nome”.
Sobre os quatro anos de vereança, lembra com carinho, saudade e gratidão. “Agradeço primeiramente a Deus e aos eleitores, porque sem eles não estaria aqui. Aos funcionários que me ajudaram muito, em especial ao professor Fernando, que sempre me orientou em todas as minhas dúvidas. Sou grato a tudo o que ele fez por mim nessa Casa. O professor partiu, mas deixou uma família maravilhosa.”
Quanto aos planos para o futuro, o ex-vereador resume com uma frase: “A gente tem que viver a vida e ser feliz”.
Marco Antonio Gumieri Valério elegeu-se vereador da Legislatura 2013-2016, pela qual hoje está sendo homenageado. Também foi vereador das Legislaturas 2009-2012, 2005-2008 e 2001-2004. Ocupou a presidência da Câmara nos biênios 2011 a 2012; 2007 a 2008; e no curto período de 24 de novembro de 2015 a 20 de janeiro de 2016, em razão de afastamento do então presidente Paulo Sérgio Rodrigues. Exerceu o cargo de vice-presidente da Casa no período de 05/01/2015 a 23/11/2015.
Nesta atual legislatura é suplente de vereador, cargo que já assumiu por várias ocasiões.
Matheus foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, pelo Partido Verde, com 817 votos, quando tinha apenas 22 anos de idade. De acordo com o que dizia meu pai e com o que pesquisamos, Matheus é o vereador mais novo eleito para esta Casa. Ocupou a Mesa como 3º Secretário de 2013 a 2014. Em 2016 foi reeleito vereador pelo mesmo partido, com 1.250 votos. Candidatou-se a deputado federal pelo PV em 2018 e ficou como suplente, com 39.802 votos. O vereador cumpre mandato nesta atual legislatura de 2017 a 2020, e atua como membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social.
A Instalação do quadro com as fotos dos vereadores da Legislatura 2013-2016, sendo Amilton Pizzoli, Claudine Aparecido Apolinário, José Roque Rueda, Lúcia Helena Libânio da Cruz, Marcelo Nogueira Rocha, Márcio Donizeti Macedo, Marco Antonio Gumieri Valério, Matheus de Oliveira Pinto, Paulo Sergio Rodrigues, Reinaldo Milan foi feito pelos vereadores Lúcia Helena Libânio da Cruz e Marcelo Rocha, que participaram dessa legislatura.

HOMENAGEM PÓSTUMA
Por meio do DECRETO LEGISLATIVO Nº 06, DE 13 DE AGOSTO DE 2019, aprovado por todos os vereadores, esta Casa atribuiu o nome de “Antonio Fernando Torres” à sala destinada à Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.
Fernando foi professor de Língua Portuguesa de 1968 a 1998 no magistério estadual, radialista, redator e editor-chefe da Gazeta do Rio Pardo durante muitos anos. Era Membro do Conselho Euclidiano, tendo sido grande incentivador do movimento euclidiano no município. Foi revisor de praticamente todos os livros do professor e historiador Rodolpho José Del Guerra e de dois livros do professor Márcio José Lauria.
Foi um dos fundadores do Rotary Club Oeste de São José do Rio Pardo e rotariano por 15 anos, tendo sido seu presidente em 1982-1983. Também presidiu o Rio Pardo FC. Apresentador do Femp e de vários outros eventos no município, incluindo os cerimoniais das Semanas Euclidianas.
Foi vereador em duas legislaturas (1983-1988 e 1993-1996), tendo sido Presidente da Câmara no biênio 1983-1984 e vice-presidente de 1995 a 1996. Foi Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de 2001 a 2017, prestando assessoria legislativa e como mestre de cerimônias. Coordenou a Câmara Mirim desse 2001, que se tornou Câmara Jovem em 2005. Era um programa de cidadania e politização mantido pela Câmara Municipal, que envolvia alunos das escolas públicas municipais, estaduais e particulares.
Pesquisou e editou dois livros sobre a Câmara Municipal nas comemorações dos seus 120 anos (2006) e dos 125 anos (2011), tendo colaborado na elaboração do livrete do seu centenário (1986).
Fernando faleceu no dia 14 de abril de 2017, aos 71 anos. Era casado com Zilda Marisa Amato Torres, com quem teve dois filhos: Giselle, jornalista (casada com Marco Biaco, advogado), e Marcel, engenheiro agrônomo (casado com Melissa Fachinetto Torres, advogada), e quatro netos: Emília e Luísa (de Giselle e Marco); Miguel e Caetano (de Marcel e Melissa).
Na ocasião, a esposa de Fernando, Zilda Marisa Amato Torres, o genro Marco Antonio Biaco e as netas Emília e Luísa, acompanhados do presidente da Câmara, vereador Luis Henrique Artioli Tobias, e do diretor da Casa, Marco Antonio Gumieri Valério, descerraram a placa na sala.
Após, no encerramento da solenidade, foi entoado o Hino de São José do Rio Pardo.