Galeria de Fotos - Lançamento do Programa Câmara Cidadã (setembro de 2019)

O Legislativo rio-pardense lançou na manhã de quarta-feira, dia 18 de setembro de 2019, o Programa Câmara Cidadã, que foi recentemente instituído por meio do Projeto de Resolução nº 02/2019.
A primeira escola a receber o Programa foi o Colégio Lumen – Anglo, que reuniu turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental para um bate-papo com os vereadores Lúcia Helena Libânio da Cruz, Luis Henrique Artioli Tobias, Rafael Castro Kocian e Zildo de Oliveira Delmondes, além da assessora parlamentar Giselle Torres Biaco.
Eles foram recebidos pela diretora Márcia e pela coordenadora dos Ensinos Fundamental II e Médio, Andréa, acompanhadas dos professores Regina (Português), Ary e Pereta (ambos de História e Geografia), e Sérgio (Educação Física). Os vereadores Rubens Lobato Pinheiro Neto, Carlos de Oliveira e Paulo Sérgio Ferreira justificaram a ausência, necessária em razão de outros compromissos.
Durante o encontro, alunos e professores fizeram perguntas sobre todos os aspetos previstos no Programa, como atuação do vereador, elaboração de Leis, encaminhamento dos pedidos da comunidade, orçamento municipal, diferença entre os Três Poderes constituídos, entre outras. Também deram sugestões aos vereadores de projetos em diversas áreas, como Cultura, Esportes, Turismo, Educação e Saúde.

O Programa
O ‘Câmara Cidadã’ tem como objetivos levar aos alunos informações sobre trabalhos legislativos, promover interação entre a Câmara Municipal e a Comunidade Escolar, proporcionar aos estudantes a compreensão do papel e da importância do Poder Público Municipal no contexto social da comunidade, além de contribuir para a formação da cidadania do estudante e para o entendimento dos aspectos públicos da sociedade brasileira.
Por conta da pandemia, o programa teve que ser interrompido por um período, mas pretende voltar com suas atividades assim que as aulas presenciais retornarem, conforme orientação estadual.