Galeria de Fotos - Sessão Solene às comemorações da 83ª Semana Euclidiana: Concessão do Diploma de Mérito Euclidiano e do Título de Guardião da Mem

Na tarde de terça-feira, dia 10 de agosto de 2021, a Câmara Municipal promoveu Sessão Solene às comemorações da 83ª Semana Euclidiana, com a concessão do Diploma de Mérito Euclidiano e do Título de Guardião da Memória Rio-Pardense.
Instituídos por meio da Resolução nº 09, de 17 de agosto de 2005, o Diploma de Mérito Euclidiano é concedido à pessoa ou instituição que tenha se destacado no estudo, na divulgação e na manutenção do Euclidianismo nas suas mais variadas manifestações, bem como o Título de Guardião da Memória Rio-Pardense, que também é concedido à pessoa ou instituição que tenha se destacado no trabalho de preservação da história de São José do Rio Pardo.
Neste 2021, após oito anos sem a realização desta Sessão Solene, as homenageadas foram duas grandes professoras rio-pardenses, que marcaram e marcam seus nomes na Cultura Euclidiana e na preservação da história e memória de São José do Rio Pardo, Cármen Cecília Trovatto Maschietto e Maria Aparecida Granado Rodrigues.
Além das ilustres presenças das professoras, também estiverem presentes à solenidade a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, o 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, Lenildo Pereira da Silva, o Presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) Agenor Ribeiro Netto e a Curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda.
A professora Maria Aparecida foi agraciada com o Diploma de Mérito Euclidiano e a professora Cármen com o Título de Guardiã da Memória Rio-Pardense.
O presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian, destacou a importância das professoras na Cultura e Educação rio-pardenses, reconhecendo o comprometimento e a dedicação de ambas a essas finalidades.
“Essa Sessão Solene, retomada após anos, vai muito além de apenas homenagear essas duas grandes professoras, mas é um reconhecimento necessário desta Casa a quem se dedica a estudar, conhecer e compartilhar a Memória Rio-Pardense. Tanto dona Cármen, quanto dona Cidinha, como é carinhosamente conhecida, têm papel fundamental na manutenção da Cultura de Rio Pardo, inclusive à sua divulgação no âmbito educacional, fazendo com que desde alunos do Ensino Fundamental, professores, universitários conheçam a riqueza do euclidianismo e da história de nossa querida cidade. Que este comprometimento, dedicação e, sobretudo, amor pela cultura rio-pardense, tão emblemáticos e presentes em ambas professoras sejam exemplos para as novas gerações”,concluiu Kocian.

ENTREGA DO DIPLOMA E TÍTULO
A chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi Manetta, conduziu o cerimonial, apresentando um breve currículo das homenageadas. Após, as professoras receberam as honrarias.
A professora Maria Aparecida Granado Rodrigues recebeu o Diploma de Mérito Euclidiano, o qual foi entregue pelo presidente do DEC, Agenor Ribeiro Netto e pelos vereadores Lúcia Libânio da Cruz, Pedro Giantomassi e Rubens Lobato Pinheiro Neto, sendo que ambos fizeram a indicação do nome da professora, a qual foi aceita de comum acordo entre os demais vereadores.
Já a professora Cármen Cecília Trovatto recebeu o Título de Guardiã da Memória Rio-Pardense, entregue pela Curadora da Casa Euclidiana, Ana Paula Lacerda e pelos vereadores Henrique Torres e Paulo Sérgio Rodrigues, que fizeram a indicação do nome da professora, também aceita pelos demais vereadores.