Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Prefeito Marcio Zanetti fala das ações desenvolvidas em 2021 e projeções para este ano pelo Executivo

Na tarde de terça-feira, dia 18, o prefeito Marcio Zanetti participou da 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal do ano legislativo de 2022, conforme previsto na Lei Orgânica. Durante sua explanação, ele destacou várias ações desenvolvidas pelo Executivo em 2021, seu primeiro ano de governo, e também as projeções para este ano.
“Dois mil e vinte e dois será o ano de São José do Rio Pardo. Ano em que colocaremos em prática inúmeros projetos que iniciaram em 2021 e que nestes próximos 12 meses teremos condições de executa-los nas mais diferentes áreas, principalmente na infraestrutura do município. Também iniciaremos a reforma administrativa e a implantação de um novo sistema de informação, o que facilitará e otimizará vários serviços na Prefeitura. Sem dúvida será um ano de muito trabalho para o prefeito e também para todas as áreas administrativas”, garantiu Zanetti.
Uma das principais queixas da população, a falta de manutenção em ruas e avenidas, também está incluído, e com mais ênfase, no plano de governo de Zanetti para este ano. “Foram abertas licitações para o recapeamento do Jardim São Roque, Bonsucesso, áreas do Distrito Industrial, além da participação do município no Programa Nossa Rua, que possibilitará reparos no bairro ‘Minussinho’, entre outros”.
O prefeito destacou que muitos projetos só poderão ser executados devido ao equilíbrio financeiro na Prefeitura. “Em anos anteriores as finanças estavam prejudicadas, gerando privações não apenas para execução de projetos, mas aos próprios funcionários públicos e, claro, refletindo na população. Esse desequilíbrio financeiro acabou. Hoje temos cerca de R$ 22 milhões em caixa justamente para investimentos que são absolutamente necessários ao desenvolvimento de nossa São José do Rio Pardo”, disse.
“Além dos recursos financeiros, a materialização destes projetos só será possível também porque dispomos de recursos humanos para isso. Contamos com uma grande equipe de servidores, sempre dedicados e dispostos aos trabalhos”.
Marcio Zanetti observou e agradeceu o trabalho realizado pelos vereadores, que também colaborou para que houvesse mais equilíbrio financeiro no Executivo, bem como na aprovação, elaboração, apontamentos e correções que se fizeram necessárias aos Projetos de Lei, que resultaram em grandes conquistas e realizações ao município.
“Além disso, muitos vereadores direcionaram emendas impositivas às secretarias, autarquias, inclusive para auxiliar em outro grande sonho nosso, que é o AME Municipal. Acredito que tudo isso seja fruto de uma relação harmoniosa entre o Executivo e Legislativo Municipais, que realmente estão empenhados no auxílio à promoção do desenvolvimento humano e socioeconômico da cidade”

BALANÇO DAS PRINCIPAIS AÇÕES EM 2021
O prefeito citou algumas ações que marcaram seu primeiro ano de governo, entre elas a retomada da Obra de Tratamento Global de Esgoto, essencial para o Meio Ambiente e também para o desenvolvimento econômico da cidade. “Tivemos que rever prazos, cobrar da empresa que está executando a obra, reajustar o próprio projeto, enfim, lidar com imprevistos, mas com a certeza de que a obra realmente está avançando”.
Zanetti citou ainda os desafios enfrentados diante da pandemia, principalmente na Saúde Municipal, mas que as ações, principalmente coordenadas pelo ex-secretário Paulo Boldrin resultaram em bons resultados, a exemplo da abertura de novos leitos no Pronto Socorro, a instalação de uma usina de oxigênio e a organização à vacinação contra a Covid-19.
Na infraestrutura, o prefeito citou a ampliação e readequação do Canil Municipal, reformas na EMEB Profª Zélia Maria Zanetti e aquisição de veículos, sendo três deles destinados à Saúde, um caminhão refrigerado à Merenda Escolar, um veículo para o CREAS e um para a SAIS, além de uma camionete para auxiliar a Guarda Civil Municipal no patrulhamento rural.
Na Educação Municipal, Marcio Zanetti destacou a valorização dos professores auxiliares, que foram incluídos no Plano de Carreira do Magistério.
Na Assistência e Inclusão Social, ele citou a abertura da Casa Esperança, em parceria com o Pevi, e agora em parceria com a Comunidade Deus Proverá, destacando que a Prefeitura destina R$ 30 mil mensais ao local, que proporciona mais dignidade às pessoas em situação de rua.
“Também inauguramos o CRAS Central, proporcionando mais comodidade nos atendimentos à rua Benjamin Constant, além da reinauguração da Fábrica de Expressão, espaço fundamental ao fomento da Arte e da Cultura rio-pardenses”, observou.
Sobre os Conselhos Municipais, Zanetti afirmou que muitos avançaram em 2021, como a Rede de Proteção às Mulheres e a criação do Conselho da Juventude num futuro próximo.
Marcio falou, ainda, sobre a capacitação e geração de empregos, que foi alavancada por meio do Programa Emprega Rio Pardo, uma parceria entre a Prefeitura, o SENAI/SENAC, a Fundação Educacional e empresas rio-pardenses. “Capacitar é o primeiro passo para garantir um futuro mais promissor no mercado de trabalho aos rio-pardenses, principalmente os jovens, e conseguimos isso por meio do Emprega Rio Pardo, inclusive com essas empresas que já se comprometeram a contratar os alunos após passarem por entrevistas de emprego. E neste ano o Programa, que realmente deu certo, vai avançar ainda mais”, afirmou o prefeito.

RESPEITO AO LEGISLATIVO MUNICIPAL
O presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian elogiou a atitude do prefeito em novamente voltar à Casa Legislativa e expor suas ações e perspectivas de governo. “Anos atrás, em gestões anteriores, isso não acontecia. A atitude do prefeito Marcio Zanetti é uma demonstração de respeito ao Legislativo e ao cumprimento da Lei Orgânica. Sua presença aqui, Marcio, nesta primeira sessão do ano faz toda a diferença no tocante à transparência não apenas aos vereadores, mas à população, que está ciente das ações que aconteceram e que acontecerão neste ano, inclusive para poder cobra-las”, observou.
Kocian voltou a citar o diálogo entre o Executivo e Legislativo como um dos aspectos que contribuem para o pleno desenvolvimento do município. “Embora haja situações em que a Câmara discordará do Executivo e vice-versa, manter o diálogo, a harmonia entre ambos Poderes é fundamental para que haja equilíbrio nas decisões, sempre pautados na busca em comum pelo bem coletivo e o desenvolvimento do município”, concluiu.