Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Escola do Legislativo


A Escola do Legislativo "Cidade Livre do Rio Pardo" foi criada pela Resolução nº 8, de 04 de abril de 2022.
Sua missão principal é contribuir para o fortalecimento e a consolidação do papel institucional do Poder Legislativo rio-pardense, bem como desenvolver ações de educação para a cidadania objetivando a difusão cultural, capacitação e a aproximação da sociedade ao parlamento municipal.
 
CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS PROMOVIDOS PELA ESCOLA:
 
DATA
EVENTO
DETALHES E INSCRIÇÕES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CURSOS GRATUITOS E À DISTÂNCIA!
Plataforma da Escola Virtual Gov / ENAP
(Faça seu cadastro no portal:
https://www.escolavirtual.gov.br/cadastro)
CURSO
DESCRIÇÃO
INSCRIÇÕES
DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS E ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
O curso propõe uma rica experiência de aquisição de conhecimentos, por meio de textos, vídeos e outras mídias, para o despertar das capacidades necessárias para a análise e o desenvolvimento de objetos e atividades de aprendizagem para plataformas virtuais.
Carga horária: 30h
AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Este curso é uma ótima oportunidade para você compreender as principais características, funcionalidades e limitações existentes nos ambientes digitais de aprendizagem - AVA, contribuindo para a tomada de decisão tanto para a escolha do AVA mais adequado quanto para escolhas de desenho instrucional.
Carga horária: 30h
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
No contexto em que a aprendizagem ocorre por meio de diversos recursos pedagógicos e tecnológicos é essencial conhecer os estilos de aprendizagem ao selecionar as melhores estratégias para uma aprendizagem mais efetiva. Este curso contribuirá na compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem e análise das possibilidades de suas aplicações nos processos de tutoria na educação a distância.
Carga horária: 30h
CELEBRAÇÃO DE PARCERIAS NO SETOR PÚBLICO
Para gerir políticas públicas é importante que o gestor conheça os tipos de parcerias possíveis e saiba identificar aquelas mais adequadas ao problema público a ser resolvido. Neste curso, você conhecerá os tipos de parcerias e ações de cooperação que podem ser realizadas pelo setor público, como as parcerias com o setor privado e com as entidades sem fins lucrativos. Que tal realizar este curso e saber mais sobre o assunto?
Carga horária: 25h
NOVA LEI DE LICITAÇÕES: VISÃO GERAL
Com o advento da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), os órgãos e entidades da administração pública, bem como diversas empresas terão que promover mudanças nas suas formas de contratação. Neste curso, você conhecerá os objetivos, princípios, abrangência e a aplicabilidade dessa legislação, bem como as respectivas regras de transição para a sua implementação. Atualizado conforme NLCC (lei 14.133).
Carga horária: 10h
NOVA LEI DE LICITAÇÕES: MODALIDADE E SELEÇÃO DE FORNECEDORES
A nova Lei de Licitações representa um avanço no paradigma das contratações públicas, em termos de boas práticas administrativas e busca por transparência. Você já conhece as atualizações da Lei nº 14.133/21? Que tal realizar este curso e conhecer as novidades com relação às modalidades e ao processo de seleção de fornecedores?
Carga horária: 25h
REGULAÇÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE DO SUS
Este é o curso 1 de uma série na qual você conhecerá os principais tópicos da política nacional de regulação da saúde e os aspectos importantes da gestão do Sistema Único de Saúde - SUS. Além disso, compreenderá o princípio de regionalização aplicado à saúde e o papel das redes de atenção no SUS. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Inscreva-se
Carga horária: 30h
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO LOCAL: SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Neste curso, você compreenderá como captar recursos federais para a gestão das políticas públicas de saúde e assistência social em âmbito local. Além disso, também entenderá como ocorre a execução e prestação de contas desses recursos e como as ações de assistência social podem ser inseridas no orçamento público municipal. Quer saber mais? Inscreva-se.
Carga horária: 10h
VALORES CULTURAIS DA NATUREZA
O curso Valores Culturais da Natureza foi desenvolvido pela Enap em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio - em 2022 e revisado no mesmo ano. O curso foi desenvolvido com foco na compreensão intrínseca na relação entre cultura e natureza, a fim de identificar as diversas tipologias de valores culturais da natureza e perceber a importância de promover estratégias de conservação da natureza, integrando essas dimensões.
Carga horária: 20h
IMPACTOS DA MUDANÇA DO CLIMA PARA A GESTÃO MUNICIPAL
Nesse curso, você poderá aprender os conceitos básicos sobre o tema Mudança do Clima. O curso aborda as principais causas das mudanças climáticas e os principais aspectos das abordagens de mitigação e adaptação.
Carga horária: 20h
DIREITO À IDENTIDADE, CIDADANIA E DOCUMENTAÇÃO
O curso visa estimular a compreensão do registro civil de nascimento (RCN) e da documentação básica (DB) sob a perspectiva dos direitos humanos e, sua relação com a construção da cidadania e da democracia, apresentando os principais desafios à universalização do RCN e da DB e as estratégias em curso para o enfrentamento ao sub-registro, com destaque para a questão da paternidade e do registro tardio, bem como as especificidades, desafios e estratégias na garantia do direito ao registro civil junto a algumas populações vulnerabilizadas.
Carga horária: 30h
FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE
A juventude tem papel fundamental no futuro nacional e global. Devido à abertura para olhar novas possibilidades, é fundamental capacitar esse grupo nas políticas públicas que regem os Estado Brasileiro. No curso você aprenderá os quesitos que definem a juventude e seu embasamento legal. Formulada essa base, você estudará conceitos que definem as políticas públicas e sua aplicabilidade como insumos e instrumentos de formulação, plataformas operacionais, entre outros. Vamos lá?
Carga horária: 30h
GARANTIA DE DIREITOS E ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
A entrada na vida idosa pode esbarrar em diversas dificuldades! O idoso, muitas vezes, chega a ser colocado à margem da sociedade, sendo impossibilitado de exercer seus deveres e ter garantidos seus direitos. Neste curso, você aprenderá sobre os direitos do idoso em vários aspectos sociais: políticas públicas, direitos humanos, socialização por meio de redes sociais e outras tecnologias. Tais direitos devem ser garantidos e, por isso, te convidamos a se envolver na efetivação deles.
Carga horária: 30h
ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS URBANOS
Planejamento e projeto urbano são importantes para a criação de cidades mais acessíveis e inclusivas para todos. Neste curso, você poderá conhecer as diretrizes e exemplos de soluções para fundamentar avaliações e projetos de acessibilidade em nossas cidades, de acordo com a legislação brasileira.
Carga horária: 16h
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
O que você entende por Comunicação Não Violenta (CNV)? Quer conhecer sobre este assunto? Este curso apresenta os principais conceitos e pilares para a realização de uma comunicação mais assertiva e empática. Há dicas importantes para o aperfeiçoamento pessoal que você não pode deixar de conhecer. Faça sua inscrição e saiba mais!
Carga horária: 20h
 
 
 
 
 
 NOSSO TRABALHO:
 
 
 
 
MAIS INFORMAÇÕES: