Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Lei Geral de Proteção de Dados foi tema de palestra da Escola do Legislativo

Um tema cada vez mais presente, desde as grandes corporações até as instituições públicas, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – foi abordado em palestra no Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”.
A palestra, que teve como tema a “LGPD e sua aplicação no Setor Público” foi promovida na manhã de sexta-feira, dia 3 de junho, pela advogada Dra. Bruna Luísa Anadão (OAB/SP 320.779), pós graduada em Direito Digital e Membro da ANADD – Associação Nacional dos Advogados do Direito Digital.
Ela iniciou a palestra, que contou com a presença de munícipes e também servidores públicos da Prefeitura e também da Câmara Municipal, entre outras entidades, destacando um problema cada vez mais comum no Brasil e no mundo: o vazamento de dados, inclusive em grandes empresas, associações e até na esfera dos poderes públicos.
“Hoje, o seu dado pessoal vale muito. Seja ele sua própria identidade, seja a curtida que você coloca nas redes sociais, enfim, toda informação que possa identificar um cidadão, até mesmo o apelido, é considerado dado. Imaginem o valor disso para amplos mercados comerciais?”, destacou.
Porém, o uso de dados não se restringe apenas ao mercado consumidor. Dra. Bruna explicou que esses dados podem ser utilizados também para fraudes, como o próprio roubo de identidade. “Muitas pessoas que têm suas identidades roubadas são “responsáveis” por muitos golpes que podem ser praticados a partir do uso desse documento”, observou.
Ela explicou que o roubo de informações se tornou uma espécie de negócio e muito lucrativo. “E é por isso que a LGPD foi criada e precisa ser conhecida por todos, independente se trabalham ou não com dados, pois ela expõe e garante nossos direitos face à proteção de dados”.
A advogada resumiu que a LGPD veio para garantir a privacidade, a intimidade e a individualidade dos cidadãos, garantindo esses direitos fundamentais. “Costumo dizer que a LGPD foi instituída para proporcionar uma finalidade ao uso de dados, com bases de ações legais para cada fim, seja em uma grande corporação, seja em órgãos públicos. A LGPD vai questionar e embasar os motivos para uso daquele dado. Inclusive, a Lei observa que o tratamento de dados pessoais deve atender a uma finalidade pública, na persuasão do interesse público, com o objetivo de executar competências legais e cumprir atribuições do serviço público, além da interpretação: atribuição ao poder Público o dever de fornecer informações claras e atualizadas a respeito da finalidade legal atrelada à necessidade”.
Bruna explicou, ainda, que grande parte das empresas e mesmo o setor público ainda têm dificuldades para entender a LGPD e como fazer a atualização cadastral, ou seja, se enquadrarem à nova Lei. “Para implementar a LGPD são realizadas algumas ações como, por exemplo, a própria conscientização dos servidores, a criação de um comitê, criação de um canal de atendimento exclusivo para gerenciar tais demandas, etc. Para auxiliar as empresas e demais corporações há um guia orientativo, disponibilizado pelo governo federal. Ele pode ser acessado pelo https://www.gov.br/governodigital/pt-br/seguranca-e-protecao-de-dados
Ao final da palestra, Dra. Bruna respondeu a diversos questionamentos, principalmente de servidores, inclusive quanto à Lei da Transparência, reiterando que há um Projeto de Lei em tramitação, cujo objetivo é criminalizar o roubo de informações.
“Gostaria de agradecer à Dra. Bruna pelo relevante conteúdo apresentado, inclusive essa questão do PL que objetiva tornar crime o roubo de informações. Como a própria advogada destacou, não temos como “fugir” da LGPD e é preciso que todos compreendam que ela está aí para auxiliamos, protegermos, inclusive de situações que podem parecer até inofensivas quanto à utilização dos nossos dados”.
Dra. Bruna agradeceu a oportunidade e também foi agraciada com Diploma, oferecido pela Escola do Legislativo, que foi entregue à ela pelo servidor Douglas Santos Ribeiro.