Escola do Legislativo: Vereadores visitaram a EMEIF “Profª Stella Maris Barbosa Catalano”

Na manhã e tarde de quarta-feira, dia 8, o projeto Câmara Cidadã, que faz parte do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” esteve presente na EMEIF "Profª Stella Maris Barbosa Catalano", no bairro Cassucci.
Além do coordenador da Escola do Legislativo, Matheus Schiavon, os vereadores Rafael Kocian, presidente da Casa Legislativa, Lúcia Libânio, vice-presidente, Fernando Gomes, Gabriel Navega e Thais Nogueira participaram das visitas à unidade escolar, que atende cerca de 700 alunos entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II.
Matheus iniciou a apresentação para mais de 40 alunos, entre as turmas da manhã e tarde, explicando sobre o Programa, que além de palestras e atividades na Câmara, também promove a interação entre o Legislativo Municipal e as escolas, entidades e instituições, aproximando também os estudantes dos vereadores e de todas as ações realizadas pela Casa Legislativa.
Já Kocian explicou sobre as atividades da Câmara e também dos vereadores, entre elas a de legislar, ou seja, propor e aprovar as leis, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos pelo Poder Executivo, além de representar a sociedade.
“Inclusive, cada vereador tem mais afinidade e procura dar mais ênfase em áreas distintas, assim todas são amparadas, uma vez que não dá para fazer tudo sozinho. E nós, vereadores, nos comprometemos e trabalhamos para melhorar essas áreas e contribuir ao desenvolvimento do bairro, da escola, do município como um todo”, observou.
O vereador também destacou como funciona a Câmara, que possui um Regimento Interno e é composta pelas Comissões Permanentes, Mesa Diretora, Bancadas e Líderes, Secretaria, etc, descrevendo brevemente o que cada área executa e como executa.
Durante a visita, os demais vereadores também fizeram uso da palavra. A vereadora Lúcia Libânio, que está em seu 5º mandato, disse que iniciou seu trabalho legislativo para lutar por melhorias na área da Saúde, mas que hoje, com a experiência que adquiriu, contribui em todas as áreas.
“Gostaria de chamar a atenção das estudantes aqui presentes e dizer que a Câmara precisa da participação de mais mulheres, e que nós fazemos a diferença neste universo que ainda é predominantemente masculino. A mulher tem muita força e pode fazer uso da mesma no Legislativo Municipal, com um olhar diferente dos homens, agregando e fazendo com que todos, inclusive a sociedade a ouça”, destacou a vereadora.
O vereador Gabriel Navega destacou que seu maior objetivo na vereança é dar voz ao povo, principalmente as populações mais fragilizadas e mais necessitadas de políticas públicas. “Inclusive, atualmente estou desenvolvendo trabalhos e ações sobre o Autismo, mas gosto muito de atuar nos bairros, ouvindo a população e tentando auxiliar as pessoas que me procuram conforme minhas atribuições de vereador”, disse Navega.
“Não é preciso estar na política para se fazer o bem. Acredito que a política é um instrumento indispensável para potencializar as ações, com direcionamentos e alcance maior de pessoas. Essas ações, as quais contribuirão ao desenvolvimento do município, estado, país. Gosto muito de atuar junto à Educação e quero auxiliar a política a cumprir seu papel, que é de também construir oportunidades em prol do bem comum.

CÂMARA SUSTENTÁVEL
A visita dos vereadores à escola também teve como objetivo a participação da Escola do Legislativo às atividades da Semana do Meio Ambiente, desenvolvida na unidade escolar. O vereador Kocian, junto aos demais colegas, aproveitou a oportunidade para divulgar o trabalho que a Casa Legislativa vem desenvolvendo para conscientização e preservação do Meio Ambiente com o programa “Câmara Sustentável”.
“Há meses implementamos um trabalho de conscientização junto aos colaboradores, além de ações efetivas que contribuam à Sustentabilidade e à Preservação do Meio Ambiente, entre eles a economia com a redução de 81.000 impressões em 2021, implantação da Usina Fotovoltaica, desenvolvimento de campanhas educativas, implantação de Coleta Seletiva, parceria para coleta de Lixo Eletrônico, substituição das torneiras convencionais por torneiras temporizadas (economia de 40% de água), elaboração de projeto para coleta de água de chuva, substituição de copos descartáveis por canecas e copos reutilizáveis”, observou.
O vereador Fernando Gomes aproveitou para também falar aos alunos sobre a aprovação do Projeto de Lei que objetiva a gestão de resíduos e a coleta seletiva, destacando que além de contribuir ao Meio Ambiente, a implantação dessa política pública auxiliará na geração de emprego e renda ao município por meio da reciclagem.
“E todos nós podemos e devemos contribuir, inclusive essa ‘lição de casa’ deve ser feita primeiramente por vocês, alunos, e passada aos seus pais e familiares. A coleta seletiva não é apenas separar lixo e contribuir ao Meio Ambiente. Ela é uma fonte de renda para muitas famílias e agora será mais ainda com a viabilidade de tudo isso”, afirmou a vereadora Lúcia Libânio.
Ao final das explanações, coordenadores e professores agradeceram a presença dos vereadores, que puderam conhecer a grande estrutura da escola e ouvir as demandas à unidade escolar.
“Interagir com os alunos, com a comunidade escolar é sempre muito gratificante. E levar esse conhecimento sobre a função da Câmara, dos vereadores e tudo que o Legislativo desempenha é essencial aos estudantes. Foi uma visita muito produtiva, em que todos pudemos ensinar e aprender um pouco mais”, concluiu o coordenador do Programa, Matheus Schiavon.