Tribuna Livre: Projeto MapeARTE foi abordado na Câmara Municipal

Na terça-feira, dia 28 de junho, membros do Projeto MapeARTE estiveram presentes ao Plenário da Câmara e participaram de uma Tribuna Livre que abordou sobre o Projeto e também questionou a retirada de apoio do DEC - Departamento de Esportes e Cultura ao mesmo.
O pedido para participação na Tribuna Livre foi realizado a partir de inscrição nos termos do Artigo 145, do Regimento Interno da Câmara, conforme requerimento protocolado junto à Casa, sob o nº 000948, de 07/06/2022.
A explanação foi feita por Elaine de Paula Martins e Mar Franco (Mariana de Lima Junqueira Franco), que explicaram os objetivos do Projeto, entre eles o Mapeamento e a Formação Cultural e Cidadã LGBTQIAP+.
O projeto é independente e sem ligação com partidos políticos. É organizado por jovens LGBTQIAP+ moradores de São José do Rio Pardo, professores, estudantes, produtores culturais, advogades e artistes. O projeto obteve financiamento do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do ProAc de Cultura e Cidadania LGBTQIA+”, explicaram.
Entre as ações do MapeARTE estão cursos voltados à capacitação para este público específico, bem como palestras, que também serão voltadas à comunidade e também aos servidores públicos, principalmente para que possam lidar com quem se identifica com a sigla LGBTQIAP+.
“Muitas pessoas ainda sofrem preconceito, são desrepeitadas em diversas repartições públicas, comércios, enfim, falta informação à população e é exatamente isso que queremos levar ao público: informar, sem ofender, mostrar que o público LGBTQIAP+ merece respeito, oportunidades, capacitações, assim como qualquer pessoa, aliás, somos pessoas!”, destacaram ambas.
Elaine e Mar Franco também questionaram os motivos para que o DEC não apoiasse o MapeARTE, o que ainda não ficou claro para os membros do grupo, cujo tema também foi destacado pela vereadora Thais Nogueira, que também questionou ao Executivo a retirada do apoio.
“Entendo a posição do Projeto de ocupar essa Tribuna e questionar o prefeito sobre a revogação da carta de anuência ao projeto sem ao menos informar o motivo da decisão. É dever do poder público elaborar e executar políticas públicas que proporcionem a inclusão e garantam a dignidade de todos, sem fazer juízo de valor. ‘A cidade é conservadora’. A cidade não é conservadora porque estamos aqui e também somos cidade!”, concluiu Thais.
Ao final da explanação, ambas responderam a questionamentos dos vereadores e do público presente e disseram que aguardam o DEC se manifestar sobre esse apoio, que segundo o grupo, é essencial para o desenvolvimento do Projeto.