Direto da Sessão: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nessa semana na Câmara

Durante a 41ª Sessão Ordinária, promovida pela Câmara Municipal na tarde de terça-feira, dia 22, a falta de manutenção por parte de alguns proprietários em seus terrenos voltou a ser tema de proposituras.
Dessa vez foi o vereador professor Rafael Kocian que fez a sugestão à Prefeitura para que notifique proprietários de terrenos na rua Waldemar Fornari, no bairro Maria Boaro, para que procedam a limpeza.
“O mato se encontra muito alto e já houve queixas de moradores do aparecimento de escorpiões”, justificou.
Em outra propositura, Kocian solicitou que o Executivo Municipal notificasse proprietário de terreno na rua Elias Abrão Farah, no bairro Parque São Domingos, onde há acúmulo de sujeira e também o aparecimento de escorpiões em residência próxima ao terreno.
Já o vereador Paulo Sérgio Rodrigues sugeriu à prefeitura a implantação de programa de Saúde Ocular nas escolas rio-pardenses. “O objetivo é a identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração ocular e que possam ser diagnosticados e tratados precocemente. Em Manaus, onde se desenvolve programa semelhante, cerca de 35% dos alunos participantes apresentaram algum tipo de alteração visual”, observou.
A instalação de lixeiras na praça Presidente Kennedy foi tema de requerimento do vereador Gabriel Navega ao Executivo Municipal. “Munícipes relatam que a falta de lixeira no local tem sido um problema e tem gerado transtornos aos moradores, pois pessoas passam e jogam lixo na praça, o que vem ocasionando mau cheiro nas casas e aumentando o risco do aparecimento de roedores e animais peçonhentos, além de deixar o local com aspecto de desleixo”, destacou.
Navega também solicitou à SAERP informações sobre estudos à implantação de nova caixa d’água no bairro Vale do Redentor. “Com o crescimento do bairro, a falta de água tem sido queixa frequente entre os moradores da região e é preciso minimizar o problema. Ninguém consegue ficar sem água”, afirmou.
O vereador Eduardo Ramos, em requerimento ao Executivo Municipal, requereu informações sobre a possibilidade de disponibilizar repositor/conferente no almoxarifado do setor de Merenda Escolar. “Há grande demanda de serviço no local e necessidade de um profissional que possa otimizar e melhor organizar o espaço”, ressaltou.
A Reforma Administrativa, proposta no Projeto de Lei nº 204/2022 foi tema de propositura do vereador Henrique Torres à Prefeitura. “Solicito que o Executivo encaminhe à esta Casa de Leis o impacto atuarial do referente PL e também o cálculo atuarial atualizado sem contemplar a reforma administrativa para efeito comparativo, uma vez que a Prefeitura tem contrato vigente com empresa especializada no cálculo em questão”.
Por fim, o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto solicitou informações à Prefeitura sobre o Novo Distrito Industrial. “Quais fases ocorreram até o momento e qual a programação para implantação das próximas etapas?”, questionou e concluiu.