Depressão e suicídio foram temas de palestra com o médico Luís Otávio Alves na Câmara

A Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, promoveu segunda-feira, dia 21, mais uma palestra com tema relevante à sociedade: Depressão – O Mal do Século, que foi explanado pelo médico Dr. Luís Otávio dos Santos Alves.
Ele iniciou a palestra explicando que a Depressão não deve ser tratada com desprezo pela sociedade, pois trata-se de uma doença e que está acometendo cada vez mais os indivíduos ano a ano. “A Depressão é uma doença como qualquer outra, mas está sendo considerada realmente como o ‘mal do século’ por inúmeras razões e isso pode ser comprovado pelos números de pacientes portadores da mesma, que estão crescendo assustadoramente todos os anos”, observou.
Com relação a números e dados, Dr. Luís Otávio destacou que a Depressão é duas vezes mais comum nas mulheres, inclusive por conta de questões hormonais que podem desencadeá-la com mais frequência do que nos homens.
“O índice de Depressão também aumenta com a idade em ambos os sexos, e em associação a pessoas que possuem outras patologias como os cardíacos, portadores de câncer, doenças neurológicas, HIV/AIDS, entre outras”, informou.
O médico alertou, ainda, sobre a importância de se buscar ajuda médica especializada principalmente quando as pessoas notam os primeiros sintomas e não se sintam envergonhadas desta condição.
Entre os sintomas mais comuns da Depressão estão a irritabilidade, ansiedade e angústia; desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas; diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer; desinteresse, falta de motivação e apatia.
Ao longo da palestra, Dr. Luís Otávio falou um pouco sobre o tratamento da Depressão, em uma linha do tempo desde 1950 até os dias atuais, com relação aos medicamentos que, segundo ele, são eficazes e seguros, porém precisam ser administrados levando em consideração todo o histórico do paciente e sempre por profissionais.
“Importantíssimo salientar que as formas leves de Depressão usualmente não requerem tratamento medicamentoso e podem ser manejadas com psicoterapia”, afirmou.

SUICÍDIO
Após a explanação sobre a Depressão, o médico também abordou sobre o Suicídio, observando que a prática já é considerada um problema de saúde pública. “O suicídio é a 2ª maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Nosso país registra cerca de 12 mil suicídios anualmente, uma média de 12 casos por dia, um a cada 45 minutos. Isso é alarmante e precisa ser tratado com toda atenção e complexidade que o tema exige”.
Sobre o perfil de quem comete suicídio, Dr. Luís Otávio observou, conforme dados, que os homens o praticam mais que as mulheres. “Em 2012, por exemplo, dos 11,8 mil casos no país, 9,2 mil eram homens e 2,6 mil mulheres. E isso envolvem questões até mesmo culturais, como o próprio preconceito, entre tantas outras, infelizmente”.
Ele informou, ainda, sobre alguns mitos sobre suicídio. “É falso afirmar que as pessoas que falam em se matar querem apenas chamar a atenção e quem quer se matar não avisa. Também é falso dizer que o suicídio é um ato de covardia”, disse.
Por fim, o médico chamou a atenção para que as pessoas se atentem a algumas frases que são sinais de alerta ao suicídio, entre elas “Eu preferia estar morto”, “Eu não posso fazer nada”, “Eu não aguento mais”, “Eu sou um perdedor e um peso para os outros”, “Os outros vão ser mais felizes sem mim”.
“Deixo aqui um pedido, um alerta mesmo: todos que desenvolvam sintomas de depressão ou qualquer outra doença mental devem procurar, sem medo ou vergonha, auxílio profissional. Infelizmente ainda é motivo de vergonha para algumas pessoas dizer que fazem uso de medicação contínua ou ter depressão. Não precisa ter vergonha disso: e a doença do século! E aos familiares, amigos de pessoas que estão passando por essa doença, por favor, estendam as mãos, acolham, orientem à ajuda médica, terapêutica. O apoio familiar e de amigos é muito importante, eu diria essencial”, concluiu.
Ao final da palestra, Dr. Luís Otávio também respondeu a inúmeras perguntas feitas pelo público, principalmente internautas que acompanharam a transmissão pelas redes sociais do Legislativo Municipal.
O conteúdo completo da palestra pode ser acessado pelo link: https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/589321102708547