1º Sargento Lenildo e Atiradores do Tiro de Guerra 02-038 são homenageados na Câmara

Na noite de quarta-feira, dia 23, a Câmara Municipal promoveu Sessão Solene para concessão do “Título de Cidadão Rio-Pardense” ao 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, Lenildo Pereira da Silva.
Na mesma solenidade também ocorreu a entrega do “Diploma de Atirador Destaque”, realizada pela 1ª vez pela Câmara Municipal e que a partir deste ano constará do calendário oficial de eventos da Casa de Leis, e será promovida anualmente no mês de novembro.
Além dos vereadores, os Atiradores do TG 02-038, familiares, autoridades como o prefeito Márcio Zanetti, a primeira-dama e presidente do Fundo Social Municipal, Cristiane Zanetti, a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Éric Pinheiro Portela, a Guarda Civil Municipal e membros de diversas entidades participaram da Solenidade, que ocorreu no Plenário da Câmara, com transmissão ao vivo pelos canais digitais do Legislativo Municipal.
No cerimonial, conduzido pela chefe de Gabinete Parlamentar, Natália Tiezzi, foi destacado o amplo currículo do homenageado, bem como suas Condecorações.
Em seus discursos, quase unânimes, o presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian, o prefeito Marcio Zanetti e o secretário Éric Portela expressaram o sentimento de gratidão ao 1º Sargento Lenildo, que durante os três anos em que chefiou o TG mostrou competência e dedicação não apenas às atividades inerentes ao Exército, mas também promovendo, participando e auxiliando em ações e campanhas em prol da municipalidade, envolvendo os jovens Atiradores e exercendo plenamente a cidadania.
Além de gratidão, as três autoridades mencionaram que enxergam o 1º Sargento como um amigo, alguém que merecidamente estava recebendo a maior honraria da Casa de Leis, que é o Título de Cidadania Rio-Pardense.
Emocionado e grato, o 1º Sargento, ao fazer uso da palavra, destacou que a partir daquela noite teria três locais do coração como lares: Natal, no Rio Grande do Norte, onde nasceu; Rio de Janeiro, onde passou boa parte de sua vida e São José do Rio Pardo, município que o acolheu e que terá sempre muito carinho e respeito.
“Agora posso dizer isso como um filho desta terra, que acolheu a mim e minha família com muito carinho. Tenho orgulho em dizer que sou um cidadão rio-pardense e admiro esse município, bem como o povo rio-pardense. Aqui fizemos muitos amigos, pessoas excepcionais que nos ajudaram muito, não apenas com relação ao Tiro de Guerra, mas em nossas vidas, no cotidiano, sempre com muito acolhimento. Me sinto muito grato pela honraria e estou muito feliz e emocionado nesta noite, principalmente em meio a tantos amigos”, disse.
Ainda em seu discurso, Lenildo destacou algumas peculiaridades de São José do Rio Pardo, principalmente a tranquilidade, o povo receptivo, a diversidade do comércio e, claro, a facilidade para o deslocamento. “Vocês não sabem o que é ficar ‘preso’ em congestionamentos de trânsito por 3, 4 horas! Me admira quando ouço que o bairro Cassucci é ‘longe’. Aqui é tudo muito pertinho!!!”, disse, sorrindo.
O 1º Sargento também agradeceu de maneira especial à esposa Elaine, à filha Laura, demais familiares e pessoas que fizeram e fazem parte de sua vida, principalmente pela compreensão que a carreira militar exige. Em janeiro, Lenildo e família estarão em Manaus/AM, para mais uma etapa profissional que lhe foi conferida.
Além do Título de Cidadão Rio-Pardense, Lenildo e sua família foram agraciados com alguns presentes, que foram entregues pela vereadora Lúcia Libânio e pelo Fundo Social Municipal, em nome da presidente Cristiane Zanetti e da vice-prefeita Algemira Pinheiro.

"DIPLOMA DE ATIRADOR DESTAQUE"
O presidente da Câmara também agradeceu aos Atiradores do TG 02-038 pelas missões dadas e cumpridas com dedicação e êxito ao longo do ano de instrução. “Parabenizo não apenas os cinco que se destacaram em 2022, mas todos que fizeram parte do TG neste ano. Vocês foram fundamentais para que muitas campanhas, eventos e ações realmente acontecessem na cidade, sempre tratando a todos com muito respeito e auxiliando no que foi possível”, parabenizou.
Neste ano, os cinco Atiradores que receberam os Diplomas foram Carlos Daniel de Loredo Barbosa, Gabriel de Brito Gesualdo Oliveira, João Pedro de Souza Santos, Pedro Henrique Tezolin de Oliveira e Rodrigo Brambilla de Andrade.
“Vocês se tornaram muito mais que Atiradores, mas homens com mais conhecimentos, mais vivências, mais aprendizados e tudo isso eu tenho orgulho em dizer que o Exército oportunizou a cada um. Obrigado pelo companheirismo, pela confiança. Trabalhem duro, pois diversão só vem à frente de trabalho no dicionário! E vamos em frente. Brasil acima de tudo”, finalizou o 1º Sargento.