Escola Estadual Dr. Cândido Rodrigues visitou a Câmara Municipal

Na manhã de quinta-feira, dia 24, a Câmara Municipal, por meio do programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, recebeu a visita de aproximadamente 90 alunos, do 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues”.
Os alunos foram recepcionados pelo diretor executivo do Programa, Matheus Schiavon e pelos vereadores Lúcia Libânio e Rafael Kocian, vice-presidente e presidente da Casa de Leis, respectivamente.
Matheus iniciou sua explanação destacando os Três Poderes e suas atribuições perante à sociedade, dando ênfase à Câmara Municipal, o Poder Legislativo, e seu funcionamento. Ele mencionou o Regimento Interno, as funções dos demais servidores e convidou os alunos a conhecerem as dependências da Casa.
Já o presidente Kocian falou sobre o importante papel do vereador com relação ao desenvolvimento do município e na qualidade de vida dos munícipes. “Temos inúmeras funções na vereança, mas as principais delas são a de propor projetos de Lei, que mais tarde podem se tornar leis municipais, e também fiscalizar as ações do Executivo Municipal, ou seja, da Prefeitura, para que se cumpra efetivamente essas leis, sempre em prol da coletividade, objetivando melhorias na cidade em todas as áreas, o que interfere diretamente na qualidade de vida de cada rio-pardense”, informou.
A vice-presidente da Casa, vereadora Lúcia Libânio, chamou a atenção para as escolhas dos jovens, principalmente relativas à política. “Daqui a pouco tempo vocês exercerão a cidadania através do voto e será preciso escolher seus candidatos. Aliás, a vida é uma constante escolha e que vocês possam fazê-la de acordo com seus anseios, suas convicções, e possam contribuir a eleger políticos que realmente os representem. Mas, se isso não ocorrer, que vocês mesmos possam se representar, se candidatar à vereança e participar mais efetivamente das questões que envolvem a política”, disse.
Ela também observou que as mulheres precisam ser mais ativas e participativas na política, destacando a diferença feminina na Câmara. “Nós, mulheres, usamos a política no próprio cotidiano: seja na família, com os filhos, marido, enfim, e por que não na política em si? A mulher pode e deve fazer a diferença aqui na Câmara ou em qualquer área pública, e sempre com muita competência. Portanto, alunas, participem da política, pois gostaria de vê-las ocupando mais essas cadeiras aqui no Legislativo, já que atualmente, dos 13 vereadores, somente dois são mulheres”, concluiu.
Após as explanações, os alunos receberam um exemplar da Cartilha do Programa "Câmara Cidadã". Matheus e Lúcia responderam a alguns questionamentos e finalizaram destacando que a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo sempre estarão de portas abertas para receber a comunidade escolar.