Reunião abordou o desenvolvimento de projeto municipal à confecção de fraldas e lenços umedecidos

Na manhã de terça-feira, dia 24, a Câmara promoveu reunião para abordagem do desenvolvimento de um novo projeto municipal à confecção de fraldas e lenços umedecidos. O encontro contou com a presença da presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane T.F. Zanetti, de representantes do Asilo Lar de Jesus, entre eles Marcia Pinesi, Rubens Cunha e Marcelo Pereira e também da Guarda Mirim, com Juçara Andrade e Maria do Carmo Souza.
A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade das instituições pela aquisição das fraldas, sendo que apenas o Asilo Lar de Jesus tem um custo mensal aproximado em R$ 8 mil com o item, já que 85% dos asilados usam fraldas. E assim também ocorre com outras instituições, inclusive aquelas dedicadas às crianças.
De acordo com a vereadora Lúcia Libânio, o local para confecção das fraldas seria no Asilo Lar de Jesus e o auxílio com o maquinário e empacotamento ficaria a cargo da Guarda Mirim, que disponibilizaria jovens, os quais se enquadrariam no programa Jovem Aprendiz, sendo uma oportunidade de também aprenderem algo novo.
O maquinário e os insumos ficariam a cargo do Fundo Social, que já havia manifestado interesse em promover o projeto, além de parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde, o que ainda será definido em futuras reuniões.
“O objetivo do projeto é diminuir a necessidade e os custos com a compra de fraldas e lenços umedecidos nas entidades, bem como também oferecer os itens às famílias carentes atendidas pelos órgãos assistenciais do município. Além disso englobaria os jovens da Guarda Mirim em novos aprendizados, e principalmente uma forma do Poder Público auxiliar as instituições que tanto necessitam das fraldas, adulto e infantil”, observou a presidente da Câmara.
Com relação à distribuição das fraldas e lenços umedecidos, Lúcia destacou que também ficará a cargo do Fundo Social, que levantará as demandas para suprir, de forma equilibrada, as entidades e as famílias que necessitarem dos itens.
“Ainda estamos no início das conversações, mas notamos o interesse do Fundo Social, da Guarda Mirim, do Asilo em fazer este projeto dar certo. Tenho certeza que os demais vereadores também apoiarão a ideia, assim como esta Câmara”, concluiu a vereadora.