Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Câmara aprovou PLs ao abono salarial dos servidores municipais e à Reforma Administrativa da SAERP

Na tarde de sexta-feira, dia 27, em duas Sessões Extraordinárias, a Câmara Municipal colocou em votação Projetos de Lei relevantes à Administração Pública, entre eles o de nº 01, de 19 de janeiro de 2023, que “dispõe sobre a Estrutura Administrativa e Organizacional da Superintendência Autônoma de Água e Esgoto de São José do Rio Pardo - SAERP”, e o de nº 3, de 25 de janeiro de 2023, que  “autoriza o Poder Executivo a conceder abono salarial, em parcela única, aos Servidores Públicos Municipais ativos da Administração Direta e Indireta, e corrige os valores referentes ao Auxílio-Alimentação e à Aplicabilidade para o exercício financeiro de 2023”. 
Ambos Projetos de Lei foram colocados em discussão em Plenário e aprovados por unanimidade, em discussão única. 
Antes, porém, da votação do PL relativo à Reforma Administrativa da SAERP, a Câmara promoveu duas Audiências Públicas que contaram com a participação de servidores da autarquia, Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos, superintendência e vereadores, as quais contribuíram às explanações, discussões, avaliações e atendimentos de alguns pleitos dos funcionários. 
Já a notícia do abono aos servidores públicos municipais ativos e inativos da Prefeitura foi divulgada na última semana pela gestão do prefeito Marcio Zanetti. O PL foi encaminhado à Câmara Municipal e logo a presidente da Casa, vereadora Lúcia Libânio solicitou a realização de Sessão Extraordinária, uma vez que os vereadores estão em período de recesso parlamentar, para apreciação e votação devido à relevância do mesmo. 
Na 2ª Sessão Extraordinária da tarde, os vereadores discutiram e votaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 15, de 13 de dezembro de 2022, que “dispõe sobre a deliberação da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo sobre o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no processo relativo à prestação de contas da Administração Financeira do Município de São José do Rio Pardo, SP, exercício de 2020”. 
O parecer prévio do Tribunal de Contas foi desfavorável à prestação de contas relativas ao exercício de 2020, cuja gestão era do então prefeito Dr. Ernani Vasconcellos. O ex-prefeito teve a chance de apresentar sua defesa junto ao Tribunal de Contas e também junto à Câmara Municipal, mas não a fez em ambos. 
Os vereadores, por unanimidade, votaram favoráveis ao parecer desfavorável do Tribunal de Contas. Alguns, inclusive, justificaram o voto por não terem argumentação relativa à defesa do ex-prefeito, que não se manifestou em Plenário quando poderia tê-lo feito, nem mesmo junto ao Tribunal de Contas. 
De acordo com a procuradoria jurídica da Câmara Municipal, o processo foi finalizado, uma vez que não houve manifestação do ex-prefeito em sua defesa junto ao Tribunal de Contas e à Câmara Municipal no prazo devido.