Legislativo Municipal se fez presente ao Jubileu de Ouro Sacerdotal do Cônego João Antônio Darcie

Na noite de sábado, dia 28, o Cônego João Antônio Darcie celebrou 50 anos de Ordenação Sacerdotal em cerimônia religiosa junto aos fiéis na Igreja Matriz São José.
Além do grande número de pessoas que tomaram a Matriz São José, também estiveram presentes à Cerimônia do Jubileu de Ouro Sacerdotal autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, sendo o prefeito Marcio Callegari Zanetti, a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Lúcia Libânio, o vice-presidente, vereador Gabriel Navega, o vereador Fernando Gomes, entre outras.
Ambos Poderes ofereceram lembranças ao Cônego Darcie pela importante data, sendo que pela Câmara Municipal o mesmo recebeu uma Moção de Congratulações pelas cinco décadas de Ordenação Sacerdotal.
Em seu breve discurso, a presidente Lúcia Libânio agradeceu, em nome da Câmara, pelo convite à participação em ocasião tão especial não apenas à comunidade católica, mas aos rio-pardenses de maneira geral. “Nestas cinco décadas podemos dizer que o Cônego Darcie foi muito além de sua função na Igreja: ele não apenas auxiliou na evangelização de fiéis, mas contribuiu à comunidade, principalmente ajudando tantas pessoas ao direcionamento para o amor a Deus, ouvindo e incentivando os cidadãos ao bem, um bem que ele pratica todas as vezes que dispõe de tempo para orientar uma pessoa ou subir ao altar e realizar uma missa. Hoje, como nos demais dias de sua caminhada eclesiástica, desejo ao querido Cônego Darcie muita paz, serenidade e sabedoria para que saiba conduzir o seu ‘rebanho’, sempre com um sorriso, uma palavra de conforto ou um apontamento sincero e transparente, tão caraterísticos de sua personalidade fraternal. Parabéns, Cônego João Antônio Darcie e que Deus lhe proporcione saúde e disposição para levar a palavra e o amor de nosso senhor Jesus Cristo a tantos que deles necessitam de uma forma tão espontânea e carinhosa como vem fazendo nos últimos 50 anos!”, destacou a vereadora.
O prefeito Marcio Zanetti também fez uso da palavra, parabenizando e agradecendo ao Cônego Darcie pela sua servidão à Igreja e à comunidade. “Temos muitos motivos a comemorar nesta data tão emblemática e marcante. O Cônego Darcie representa para todos nós um ‘porto seguro’, onde podemos nos ancorar, dialogar, proporcionando acolhimento e segurança, bem como ‘equilíbrio’, sendo exemplo de razão e sabedoria aos fiéis”, observou.

SOBRE O CÔNEGO JOÃO ANTÔNIO DARCIE
O Cônego João Antônio Darcie nasceu no Sítio São João da Fartura, em São José do Rio Pardo, em 9 de abril de 1948. Entrou no Seminário Arquidiocesano em 1961. Já como aluno interno do Seminário Central do Ipiranga bacharelou-se em Teologia e licenciou-se em Pedagogia.
Logo após ser ordenado Sacerdote foi nomeado para trabalhar em Mococa na Paróquia São Sebastião e em 1983 fundou a Paróquia Sagrada Família. Em 1991, o Cônego Darcie foi nomeado pároco da Paróquia São José, em São José do Rio Pardo, onde empenhou-se para instalação de três novas paróquias: Santa Edwiges (2000), São Cristóvão (2003) e Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (2004).
Em âmbito diocesano coordenou a catequese e foi orientador dos propedeutas durante 20 anos, além de professor de filosofia e teologia dos seminaristas.
A pedido dos bispos escreveu três livros (documentários), sendo um histórico da diocese no cinquentenário de sua fundação (2010), biografia de D. Tomás Vaquero por ocasião do centenário de sua morte (2014), biografia do Padre Donizeti Tavares de Lima, por ocasião de sua vulnerabilidade (2018).
As fotos desta publicação são de Ary Molinari.