Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Semana do Meio Ambiente tem início com Oficina a alunos e abertura de Exposição da artesã Dirce Missura

Na manhã de quarta-feira, dia 31, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” iniciou a Semana do Meio Ambiente 2023. A abertura contou com a presença de alunos e professores da EMEB São Judas Tadeu e também da Fundação Educacional, que participaram de oficinas de diagnóstico socioambiental, ministradas pela educadora e especialista Renata Vechini Dal Bom.
A presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, a vereadora Thais Nogueira, junto com o diretor executivo do Programa, Matheus Schiavon e a diretora administrativa e legislativa, Luciana Callegari Perussi, recepcionaram os alunos e professores à sala Pereira Dias onde ocorreram as oficinas e dinâmicas em grupo.
Durante a explanação, a educadora Renata explicou os motivos que levaram o planeta Terra a sofrer essa verdadeira crise ambiental, principalmente por conta da intervenção do homem na natureza, gerando desde a poluição, o desmatamento, o esgotamento de recursos naturais, etc.
Questionados sobre problemas ambientais em suas comunidades, os alunos destacaram principalmente o lixo, as queimadas e muitos animais como cães e gatos soltos pelas ruas.
“A mudança para tudo isso, para termos um planeta onde realmente possamos viver com mais qualidade de vida, está em cada um de nós. Cada um fazendo a sua parte, contribuindo, efetivamente, para proteger a nossa natureza, os nossos recursos naturais, inclusive a água. Medidas simples como separar o lixo, por exemplo, pode contribuir à Sustentabilidade, entre tantas outras. Está unicamente em nossas mãos e ações, principalmente de vocês, crianças, mudar essa realidade para melhor”, afirmou Renata.
Ao final da explanação, os alunos também puderam conhecer as demais dependências da Câmara Municipal, o Plenário e a exposição “Vida é o que nos Move”, da artesã Dirce Lopes Missura, que traz peças em artesanato confeccionados com tudo aquilo que a natureza oferece e que, muitas vezes, passam despercebidos por nós, entre elas galhos secos, sementes.
A exposição também faz parte da Semana do Meio Ambiente, sendo uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho que Dirce, artista da terra, já promove há anos.
Para quem quiser prestigiar a exposição no piso superior da Câmara Municipal, ela ficará na Casa Legislativa até dia 7 de junho, com visitação das 7h00 às 17h00 (nos dias úteis).