Direto da Sessão: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nesta semana na Câmara

Durante a 16ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 30, assuntos ligados à Saúde, Educação, Cultura, entre outras pautas foram assunto entre os vereadores.
A implantação do sistema de senhas digitais no Pronto Socorro foi abordado pelo vereador Gabriel Navega, que agradeceu ao Executivo Municipal por mais essa forma de otimizar os trabalhos na unidade de urgência e emergência, observando, ainda, que a Prefeitura também já está colocando em prática a digitalização na Saúde Municipal, com os prontuários eletrônicos, garantindo mais agilidade, transparência, humanização e qualidade nos atendimentos.
Já a vereadora Thais Nogueira chamou a atenção da população sobre pesquisa pública que a Prefeitura está promovendo a respeito da Lei Paulo Gustavo”, de incentivo e fomento à Cultura. “A população pode e deve participar, inclusive para que esse recurso seja bem direcionado quando chegar ao município. Os resultados dessa pesquisa serão englobados em lei também para garantir as ações reativas à Cultura rio-pardense em suas mais diferentes esferas”, destacou a vereadora.
A volta do oferecimento do curso de Educação Física e a instalação do curso de Ciências da Natureza na FEUC foi assunto abordado pelo vereador professor Rafael Kocian durante o Expediente Livre. “Parabenizo ao Executivo e à diretoria da FEUC, atuais e nomes que já passaram por ela nesta gestão, por esses cursos que, sem dúvida, terão grandes demandas, inclusive para suprir a falta de alguns professores que já está sendo sentida na Educação. Estamos presenciando um trabalho muito sério e comprometido de recuperação desta que é uma das referências em graduação na região, a Faculdade Euclides da Cunha”.
O vereador Paulo Sérgio Rodrigues também destacou a atitude positiva da Prefeitura em dispensar uma servidora para cuidar da zeladoria dos banheiros públicos instalados na Praça XV de Novembro, atrás da igreja Matriz. “Atualmente, depois de colocar essa servidora, os banheiros estão bem cuidados, limpos. Foi uma atitude muito bem pensada da gestão, que poderia se estender a outros banheiros públicos como os do Epidauro, Praça do Mercado, etc”, disse.
As emendas impositivas foram assunto de requerimento do vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto ao Executivo. Ele solicitou as ações resultantes destes recursos, cujas emendas são de sua autoria, no exercício de 2023, justificando a propositura como função fiscalizadora que compete ao vereador.
A coleta seletiva de lixo voltou a ser tema de requerimento à Prefeitura, desta vez pelo vereador Henrique Torres, que solicitou o cronograma desse tipo de coleta nos bairros; quais canais de comunicação estão sendo utilizados para divulga-la; a participação da prefeitura neste processo e qual a meta de coleta estipulada após o primeiro, o segundo e o quinto anos de operação. Os mesmos questionamentos foram efetuados pelo vereador e direcionados ao projeto Recicleiros.
Por fim, o vereador Pedro Giantomassi solicitou à Prefeitura informações sobre o Plano de Arborização Urbana. Ele indagou se há alguma ação de arborização urbana sendo realizada no município de forma institucionalizada e rotineira e se há algum projeto para o Plano de Arborização Urbana além dos tradicionais plantios de árvores esporádicos na Área de Lazer.