“Programa Rotas Rurais: O Campo no Mapa” foi tema de palestra pela Escola do Legislativo

Na noite de segunda-feira, 27, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” promoveu a palestra “Programa Rotas Rurais: O Campo no Mapa”, que contou com a participação e explanação do Pesquisador Científico do Instituto de Economia Agrícola Vagner Azarias Martins.
Azarias tem uma experiência de duas décadas em estatísticas e geoprocessamentos, sendo que a abordagem também trouxe insights do programa inovador, assim como o Rotas Rurais, que já é colocado em prática em São José do Rio Pardo por meio da Prefeitura, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria, Polícia Militar, Conseg, Sindicato Rural e produtores rurais.
Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador professor Rafael Kocian, que também é diretor geral da Escola do Legislativo, tendo ao lado na formação da Mesa o secretário municipal da Pasta de Agricultura, Rogério Machado, e o gestor de Agricultura Áureo Vianna Junqueira Dias.
Também estiveram presentes à palestra representantes das entidades e associações que fazem parte da Rota Rural, entre eles o Capitão PM Carlos Roberto Negrini, o presidente do Sindicato Rural, Nei Minussi, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Éric Pinheiro Portela, o gestor de Trânsito e Defesa Civil, Frederico Blascke e muitos produtores rurais rio-pardenses e também da região.
Em síntese, Azarias destacou que o Programa Rotas Rurais visa transformar a realidade da área rural do estado de São Paulo, integrando tecnologias de informação e geolocalização. Através de uma plataforma de acesso remoto, compartilhada com os municípios do estado, o programa oferece serviços mais eficientes à população do campo.
Entre as aplicações do Programa estão a atribuição de endereço codificado, mapas logísticos e roteadores interativos, promovendo mobilidade, conectividade, segurança, educação, saúde e serviços públicos.
Ele, que é o coordenador técnico do ‘Rotas Rurais’ destacou a importância da iniciativa para a transformação social e eficiência nas políticas públicas voltadas também ao campo, principalmente no que tange à sustentabilidade e à melhoria na qualidade de vida, tanto do agricultor, quanto na zona urbana.
A palestra, na íntegra, pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/974190460310983?locale=pt_BR
O conteúdo explicativo pode ser consultado pelo arquivo em PDF abaixo.