Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Ano Legislativo inicia com a presença do prefeito para mensagem aos vereadores na Câmara Municipal

Na tarde de terça-feira, 6, os 13 vereadores retornaram do recesso parlamentar para o início do Ano Legislativo na Câmara Municipal. A 1ª Sessão Ordinária de 2024 também contou com a presença do prefeito Marcio Callegari Zanetti e dos secretários e diretores municipais.
Ele esteve presente, como nos anos anteriores, para cumprimento do inciso IV, do Artigo 83, da Lei Orgânica Municipal, que estabelece remeter mensagem e plano de governo ao Legislativo Municipal.
Em sua mensagem aos vereadores, o prefeito destacou ações realizadas ao longo de sua gestão, em especial em 2023, em praticamente todas as secretarias municipais, com destaque para as contribuições em dia ao Instituto Municipal de Previdência, reajustes aos servidores, etc.
Já nas secretarias, Marcio apontou, dentre as ações, na pasta da Educação a distribuição dos kits de uniformes, que também ocorrerão neste ano letivo; na Saúde, destacou a reinauguração da UBS Central e melhorias significativas no atendimento no Pronto Socorro; na Assistência e Inclusão Social a excelência dos serviços nos três CRAS e no CREAS, enaltecendo as triagens para atendimento de famílias e cidadãos que realmente necessitam; nas Obras observou o avanço no Programa de Recapeamento em diversos bairros, concomitante às ações de tapa-buracos; na Agricultura, o programa de conservação de estradas rurais e a conquista do selo Município Verde-Azul, com apoio das demais secretarias; na SEMEL, o apoio aos esportes, observando que as mudanças na Secretaria com a extinção do DEC estão sendo positivas, com maior direcionamento às ações esportivas em geral; na Segurança e Trânsito, o reforço da equipe da GCM com o chamamento de mais 13 Guardas Civis Municipais, além de mais ênfase nas ações nas Rondas Escolar e Rural; no Turismo e Cultura, a organização e promoção de eventos públicos que movimentaram ambos setores e, por fim, na Gestão o trabalho intenso que garantiu e vem garantindo o equilíbrio fiscal/financeiro, o que garantiu, inclusive, a possibilidade de pagamento de abono aos servidores ativos e inativos.
Ele mencionou, ainda, a aproximação com o Terceiro Setor, que resultou em diálogos e avanços significativos no atendimento às principais demandas.

PLANEJAMENTO E AÇÕES PARA ESTE ANO
Sobre o plano de governo para este ano, entre as principais colocações, Marcio informou sobre a retomada das obras de coleta e tratamento global do esgoto, cuja ordem de serviço está marcada para acontecer dia 15, na ETA Central.
Acerca deste assunto, a Prefeitura promoveu reunião na Câmara, segunda-feira, 6, que contou com a participação do prefeito, do secretariado municipal, de representantes Fundação Vanzolini e Cidades Inteligentes, além da SAERP, que também destacaram os enfrentamentos no setor para cumprimento do marco regulatório acerca do Saneamento Básico.
O prefeito destacou, ainda, as reformas previstas ao Centro Comercial do Vale Redentor, a nova iluminação de Led em outros pontos da cidade, inclusive no Cristo, ações relativas à instalação do Novo Polo Industrial e a questão habitacional, a qual projetos de leis deverão ser encaminhados em breve para apreciação dos vereadores.
“Não apenas esta Casa, mas quero dizer e garantir à população que 2024 será um ano de ainda mais entrega de nossa Gestão para que ideias e projetos sejam materializados. Novamente, reitero minhas considerações aos vereadores, à presidente, vereadora Lúcia Libânio, desejando um ano de muito trabalho aqui na Câmara, e contamos com o apoio de todos para que possamos empreender essas e outras ações ao desenvolvimento de nossa cidade”, concluiu Marcio.
Após a explanação, a mensagem do prefeito foi protocolada junto ao Legislativo Municipal.