Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Legislativo participa do projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na escola’


O Legislativo rio-pardense tem sido representado por alguns vereadores ao longo dos encontros do projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola’, que completa três anos no município. 

Coordenado pelo juiz de Direito da Primeira Vara de São José do Rio Pardo, Wyldensor Martins Soares, o projeto objetiva a introdução de conceitos de organização do Estado e das instituições, fomentando o sentimento de cidadania e despertando o interesse dos alunos pela “coisa pública” e pelas carreiras de Estado. Também são passadas noções de “direitos e deveres” e de um processo judicial. Participam crianças dos sextos anos do Ensino Fundamental (9 a 11 anos) de escolas públicas municipais e estaduais. 

O projeto funciona da seguinte maneira: primeiro são distribuídas Cartilhas da Justiça e o conteúdo é explorado em sala de aula; depois dessa fase o juiz de Direito visita as escolas para uma pequena palestra. Nesses encontros também há participação de policiais militares, representantes da OAB, vereadores e outras autoridades interessadas. 
Na etapa seguinte os alunos preparam uma redação ou ilustração com os temas aprendidos.

Cultura Evangélica 
O Legislativo também participou da abertura da 1ª Semana da Cultura Evangélica de São José do Rio Pardo, ao ceder o espaço do estacionamento para a realização do evento, no dia 8 de setembro. A cerimônia contou com as presenças de autoridades, como a vereadora Lúcia Libânio, o Presidente da Associação de Pastores Evangélicos, Pastor Evangelista Claudio Aristides Jacinto, além de membros de Igrejas Evangélicas e da comunidade em geral. 
A programação da Primeira Semana da Cultura Evangélica vai de 8 a 14 de setembro, em São José do Rio Pardo.