Título de Cidadão Rio-Pardense ao mastro Agenor Ribeiro Netto

Dia 2 de julho de 2019, a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo concedeu ao professor e maestro Agenor Ribeiro Netto o título de Cidadão Rio-Pardense, em sessão solene realizada com o Plenário lotado e presença de todos os vereadores, autoridades, familiares e amigos.
A outorga foi uma iniciativa do vereador Pedro Giantomassi e teve aprovação unânime, expressa no Decreto Legislativo Nº 4, de 16 de maio de 2019. O título de Cidadão Rio-Pardense é uma das maiores honrarias concedidas pelo Legislativo e visa distinguir o cidadão que, tendo vindo de outra região, acabou permanecendo no município para dedicar sua vida ao trabalho e ao desenvolvimento da comunidade.
O professor e maestro Agenor é nascido em Caconde, mas viveu com a família em São José do Rio Pardo por 28 anos, tendo deixado para o município um legado de realizações nas áreas cultural, social e esportiva. Alguns exemplos citados durante a solenidade foram: Feira do Artesanato; Femp – Festival de Música da Primavera; ARQUIS – Museu da Imagem e do Som; fanfarra da Guarda Mirim; carnaval da Perimetral; Fábrica de Expressão com os cursos de dança, artesanato, pintura e teatro; Polo Avançado do Conservatório de Tatuí; Grupo Seresteiro Vozes Ao Luar; Festival Municipal de Fanfarras; equipe de Natação do Rio Pardo FC; Passeio a Pé; estrutura de Escolinhas de Esporte do então Decet, do qual foi presidente; Ruas de Lazer; Interbairros; Equipe de Canoagem Adrenalina Legal, dentre outros.

Agradecimento
Durante a solenidade, o homenageado contou, bastante emocionado, algumas passagens da sua vida no município, nomeando e agradecendo as pessoas que participaram desta trajetória. Agradeceu o reconhecimento da comunidade rio-pardense e disse que se sente completo. “Eu me sentia um forasteiro, sentia que tinha um vácuo na minha vida. Mas agora, com este reconhecimento e com tanto amor que recebo de todos vocês, posso dizer que cumpri minha missão e que estou realizado.”

Formação
Agenor é formado em Educação Física pela Unaerp de Ribeirão Preto, com especialização em Natação pela USP; em Fisioterapia, com especialização em Traumatologia e Ortopedia; pós-graduado com ênfase em Fisiologia do Esforço. Formado em Acordeon e Saxofone pelo Conservatório Musical de Poços de Caldas; e também em Regência Instrumental pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí.
Dentre outros cargos de destaque, foi diretor-presidente do Decet (985 a 1988), e também do DEC (2001 a 2004). Foi vereador em São José do Rio Pardo na gestão de 1993 a 1996.