Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Audiência Pública abordou a situação financeira e atuarial do Regime de Previdência dos servidores municipais

Na noite de terça-feira, dia 25, a Câmara Municipal promoveu Audiência Pública que abordou a situação financeira e atuarial do regime de previdência dos servidores públicos municipais, em cumprimento ao disposto no artigo 2º da Lei Municipal nº 5.897, de 18 de fevereiro de 2022.
Exato um ano atrás a Prefeitura optou-se pelo regime de segregação de massas com o objetivo de recuperar a saúde financeira do Instituto Municipal de Previdência, garantir as aposentadorias dos servidores com o mínimo de impacto aos servidores ativos.
A presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio compôs a mesa dos trabalhos juntamente com o diretor executivo do IMP, Fabiano Boaro de Souza, e o atuário que promoveu os cálculos atuariais pela Prefeitura, André Sablewski Grau.
Também participaram da Audiência Pública o prefeito Márcio Zanetti, secretários municipais, servidores, além de alguns vereadores.
As explanações foram realizadas pelos atuários da Brasilis Consultoria, que promoveu os cálculos atuariais para o IMP, Vanessa Diniz e Haley Silva.
Vanessa iniciou a explanação explicando o que é o cálculo atuarial, que, em síntese é o estudo técnico baseado em levantamento de dados da população analisada, neste caso os servidores públicos municipais, no qual o atuário busca mensurar os recursos necessários à garantia dos benefícios oferecidos pelo plano previdenciário, análise do histórico e evolução da entidade, o IMP, como um todo e apresentar estratégias que permitam a sua adaptação a novos cenários.
A atuária também apresentou dados técnicos sobre o regime de Segregação de Massas e, embora tenha destacado que o IMP voltou a ter ‘fôlego’ com relação às dívidas, que estão mais equilibradas, as despesas ainda são maiores que as receitas, sendo que anualmente ocorrerá equilíbrio entre ambas e um montante positivo, o que garantirá o pagamento dos benefícios aos servidores aposentados, destacando, ainda, a importância do acompanhamento destes números.
Sobre isso, Fabiano Boaro observou que o IMP disponibiliza mensalmente todos os dados referentes à Segregação de Massas, que pode ser acessado pelo endereço www.impsaojoserdoriopardo.com.br, por meio do link Transparência.

PREFEITO DESTACA MENOS DÉFICIT COM O IMP
Após a explanação da atuária Vanessa, o prefeito Márcio Zanetti observou a importante contribuição da atual gestão ao regime previdenciário por meio da opção da Segregação de Massas.
“Não resta dúvidas que optamos pelo melhor regime, principalmente porque o déficit junto ao IMP diminuiu, principalmente porque a Prefeitura está honrando com a sua obrigação, que foi esquecida nas últimas gestões. ‘Colocamos a mão no bolso’ para aportes, assumindo compromisso para que o IMP não extinguisse, sendo essa uma preocupação desde que fomos eleitos: a busca pelo equilíbrio atuarial e estamos fazendo isso inclusive junto às autarquias, com diálogo e sempre com o mesmo objetivo: não sacrificar o servidor, não descontar dele o que é nosso dever enquanto gestores. Acredito que tudo isso contribuiu para que o IMP atualmente recuperasse esse tão esperado ‘fôlego’, que será sentido cada vez mais nos próximos anos, décadas, por conta da Segregação de Massas”, disse.
O secretário municipal de Gestão, Paulo Eduardo Boldrin ressaltou o trabalho que o Executivo vem promovendo em prol do IMP e dos aposentados. “Mais de R$ 6 milhões foram aportados ao Instituto pela Prefeitura em 2022 e cerca de R$ 8,3 milhões são previstos para este ano, num claro comprometimento em sanar as dívidas herdadas. Isso é trabalho e comprometimento, sem ‘jogar nas costas’ do servidor essa dívida de anos junto ao IMP”.
O vereador professor Rafael Kocian também destacou que ainda é preciso cautela com relação ao regime previdenciário, mas lembrou que essas conquistas, embora pequenas, principalmente porque a Segregação foi estabelecida faz somente um ano, precisam ser reconhecidas.
O conteúdo completo da Audiência Púbica, com a apresentação dos dados do cálculo atuarial, pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/756523962690178