Câmara Municipal de São José do Rio Pardo camarasjriopardo.sp.gov.br - Versão para Impressão

“Direitos das pessoas LGBTQIAP+” foi abordado em palestra da MapeArte

21/11/2022

Na sexta-feira, dia 4, a MapeArte promoveu mais uma palestra na Câmara Municipal, que contou com o apoio da Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”. A abordagem foi sobre os “Direitos das pessoas LGBTQIAP+”, cuja explanação foi da analista jurídica Ana Laura Marchi Cueto.
Na palestra, realizada no Plenário, foi abordado o desenvolvimento histórico da luta pelos direitos e dignidade das pessoas LGBTQIAP+ no Brasil, desde o descobrimento e os primeiros desafios dos povos nativos até as últimas legislações sancionadas e decisões de tribunais superiores a respeito de diversos temas que dignificam a existência dessas pessoas.
“Os temas abordados retratam a vida cotidiana e desafio para formalização do casamento, união estável, retificação do registro de nascimento, uso do nome social, doação de sangue e condutas que configuram homofobia, além de um panorama sobre a violência e a falta de disposição de recursos e políticas públicas para combate à LGBTfobia”, destacou Ana Laura.
A analista jurídica observou que “o maior objetivo da conversa foi ressaltar ser preciso cobrar a atuação do Poder Público em relação às pessoas LGBTQIAP+, lutar por direitos e formalizações pela via legislativa, bem como lutar pela revogação de normativas que possuem caráter LGBTfobico, como as disposições que impediam pessoas LGBTS de doarem sangue e quaisquer outras que discriminem, segregam e impeçam uma vivência digna no âmbito Federal, Estadual e Municipal”.
Ao final, diversas dúvidas foram respondidas, houve discussão de temáticas atuais e de ponderações sobre o futuro de projetos para essa população no município de São José do Rio Pardo.
A palestra, na íntegra, pode ser acessada pelo link: https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/452630730115210