Câmara Municipal de São José do Rio Pardo camarasjriopardo.sp.gov.br - Versão para Impressão

Câmara Municipal recebe novo pedido de cassação do prefeito Ernani

13/02/2020

Nesta terça-feira, dia 11, foi protocolado na secretaria da Câmara Municipal, por um cidadão rio-pardense, novo pedido de cassação do prefeito municipal. No documento foram elencadas denúncias que já estão sendo analisadas pela Procuradoria Jurídica da Câmara.

“Vamos fazer o que está previsto no Decreto-Lei Federal 201. Após receber a denúncia, imediatamente despachamos para o Jurídico fazer uma análise mais aprofundada sobre as informações constantes no documento e emitir um parecer”, explica o presidente do Legislativo, Luis Henrique Artioli Tobias.

O presidente da Câmara explica que o Jurídico tem um tempo regimental para analisar a denúncia, mas acredita que um parecer seja emitido até a próxima terça-feira.

Em caso de parecer desfavorável do Jurídico, a denúncia pode não ser levada ao Plenário e ser arquivada.

Já em caso de parecer favorável dos procuradores e concordância dos vereadores, ela será colocada em votação e haverá necessidade de aprovação da maioria para que seja aberta uma Comissão Processante.

Se aprovada, a Comissão Processante deve ser constituída de três membros e terá 90 dias para ouvir as partes envolvidas. Depois dessa fase a Comissão emite um parecer final para que seja colocado em votação (favorável ou não à cassação) em Plenário. “Para uma possível cassação do prefeito serão necessários nove votos”, informa Luis Henrique.

Todos os vereadores receberam cópia do documento na sessão ordinária desta terça-feira, na Câmara. “Assim eles terão um tempo hábil para fazer apontamentos”, diz.