Câmara Municipal de São José do Rio Pardo camarasjriopardo.sp.gov.br - Versão para Impressão

Como usar e remover corretamente a máscara de proteção

25/06/2020

O melhor método de evitar a contaminação e a propagação do coronavírus é ficar em casa. Mas, se precisar sair, siga as recomendações das autoridades de saúde e use máscara.

Mas é importante que o equipamento de proteção facial seja usado e removido da forma correta, do contrário ele pode aumentar o risco de contaminação.

Não deixe o nariz e/ou a boca expostos
Para que a proteção seja efetiva, o ideal é que a máscara cubra o nariz inteiro e desça até o queixo.

Não use máscaras largas
A vedação precisa ficar completa.

Não a deixe no queixo
O ideal é só tocar nas cordinhas ou no elástico.

Não apoie a máscara em mesas
Por exemplo, para tomar água ou fazer uma refeição rápida, guarde a máscara em um saquinho limpo.

Para remover a máscara não encoste no tecido, só nos elásticos

Lave as mãos ou use álcool gel antes e depois de colocar e tirar a máscara

Ao descartar a máscara, coloque-a em um saco

Troque a máscara de 2 em 2 horas

Lave a máscara de tecido com água e sabão
Outra opção é deixá-las de molho por cerca de 20 minutos, em uma solução com 10 ml de água sanitária e meio litro de água.