Galeria de Fotos - Escola do Legislativo fecha o ano com palestra “Educar é Esperançar: A importância do Movimento na Educação”
Uma ‘injeção’ de ânimo, gratidão, reconhecimento e esperança
foi proferida durante a última atividade do ano de 2022 da Escola do
Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”.
Com o tema “Educar é Esperançar: A importância do Movimento
na Educação”, a palestra, promovida na noite de segunda-feira, dia 12, no Plenário
da Câmara, foi direcionada ao setor de Educação, mas poderia abranger
praticamente todas as áreas profissionais tamanha a grandeza da explanação do
palestrante Milton Herrera.
Ele atua na Rede de Proteção do Sistema de Garantia dos
Direitos da Criança e do Adolescente desde 2001, com experiência em gestão de
diversos conselhos municipais de políticas públicas, como Conselho de Direitos
da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso, Conselho da Assistência Social,
Conselho de Educação e, correlato, como o Conselho Tutelar.
Milton é Educador e atualmente está Presidente do Conselho
Municipal de Educação e Secretário do Fórum Municipal de Educação, ambos do
território de São José do Rio Pardo/SP, bem como é membro do Fórum Estadual de
Educação do Estado de São Paulo.
Em 2019 foi convidado a compor a nova gestão da União
Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seccional São Paulo – UNCME/SP,
para a função e cargo de Secretário Executivo, sendo que em 2020 foi indicado
por unanimidade para estar Coordenador Estadual da instituição e, também, é um
dos idealizadores do Espaço de Formação da UNCME/SP. Posteriormente, no decurso
do XXV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de São Paulo, no
ano de 2021, foi empossado como Presidente da UNCME paulista e, também, é
membro da Diretoria Nacional de Formação da UNCME/Nacional e um dos
responsáveis pela Rede Estadual Primeira Infância no Estado de São Paulo.
O DIÁLOGO, O RECONHECIMENTO E A GRATIDÃO À EDUCAÇÃO
Antes de iniciar a palestra, acompanhada por centenas de
Educadores e demais profissionais da Educação, principalmente online, Milton
fez questão de destacar a importância e o dinamismo das atuações do Conselho
Municipal de Educação, que abre portas a ações não apenas em Rio Pardo, mas em todo
estado e país, objetivando a construção de políticas públicas na área.
Com carinho e respeito, Milton também lembrou e dedicou a
palestra a duas grandes Educadoras rio-pardenses, as saudosas Esther Cassucci e
dona Selma Poggio Junqueira.
Em síntese, Milton destacou primeiramente a importância do
diálogo, da união, do trabalho em equipe para o êxito educacional nas
diferentes fases em que o processo ocorre. “A construção se dá por meio da
troca de conhecimento, experiência. Ninguém faz nada sozinho na Educação. O que
estamos fazendo aqui agora é um diálogo: estamos acolhendo, dividindo e
enaltecendo o trabalho de cada um de vocês que são essenciais neste complexo
mundo do Educar”, observou.
Milton observou que a Educação Rio-Pardense é muito rica,
diversificada e composta por profissionais que vão além da sala de aula. “É
isso que precisamos manter: o enxergar além do apenas ver. O notar o quão
importante somos para nossos alunos, dentro e até fora das unidades escolares.
Somos transformadores de vida e precisamos persistir no Direito da Educação aos
escolares, afinal, somos, ainda impulsionadores de sonhos”, ressaltou.
Entretanto, o Educador lembrou que nem todos os caminhos são
fáceis. “Vivenciamos, recentemente, alguns desmontes na Educação e gostaria de
lembra-los que nem tudo será ‘flores’ em nosso caminho e que faz-se sempre
necessária a humildade para quem trabalha na área educacional. Da mesma foram
que precisamos da resiliência em nosso cotidiano, por vezes exaustivo,
precisamos também entender que a Educação é Movimento e que nós somos
Movimento. Não dá para querer ‘inventar a roda’ novamente na Educação, mas é
possível aprimora-la. E sabermos que podemos aprender, aprimorar, humildemente,
dia-a-dia é fundamental: seja com o colega, seja com o aluno, seja com os pais,
seja com a comunidade escolar como um todo. O aprendizado além da didática
também auxilia neste processo do Movimento”.
HISTÓRIAS DE VIDA: “SOMOS PROTAGONISTAS ÀS POLÍTICAS
PÚBLICAS”
Embora diante de obstáculos inerentes à profissão, Herrera
chamou a atenção para que os profissionais da Educação percebam com carinho as
muitas histórias de seus escolares. “Não dá para distanciar o sentimento da
Educação. Saliento que o Educar vai e precisa ir além da sala de aula, da
técnica educacional. Educar é olhar pela vida destes alunos, de modo a
impulsiona-los no processo de protagonismo dentro de suas próprias vidas. Nós,
profissionais da Educação, somos esses impulsionadores”.
O Educador destacou, ainda, o relevante trabalho dos
profissionais da Educação no tocante à participação na construção de políticas
públicas educacionais. “A Educação é efetivada onde acontece o processo
pedagógico, ou seja, no ‘chão’ da sala de aula. Ninguém melhor que os
profissionais desta área para propor ideias ao desenvolvimento de políticas
públicas”.
Ele também observou a transformação na Educação que ocorreu
por conta da pandemia. “Somos caminhantes no Educar e percebemos isso na
pandemia. Reinventamos, revemos nossos itinerários, enfim, reaprendemos a
ensinar para continuar o longo caminho que leva ao sonho da Educação, mesmo
diante de situação difícil como foi a Covid-19”.
Ao final da explanação, Herrera agradeceu a cada
profissional da Educação e destacou que é muito importante que todos também
sejam acolhidos, ouvidos e vistos, não apenas perante à Comunidade Escolar, mas
por toda a sociedade.
“Desejo a todos um bom final de ciclo escolar e um excelente
ano letivo de 2023, lembrando que Educação é movimento, vida, troca, sinergia,
que precisa de aperfeiçoamento e aprimoramento constantes”, concluiu.