Tribuna Livre: Secretário Rogério Machado falou sobre “Zeladoria Urbana e Causa Animal”

Na tarde de terça-feira, 26, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria, Marcos Rogério Maziero Machado ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre “Zeladoria Urbana e Causa Animal”.
Os convites à participação do secretário foram feitos algumas vezes, sendo que Rogério não pode atendê-los, justificando suas ausências.
Entretanto, o secretário iniciou sua fala se desculpando perante aos vereadores pelas faltas à Tribuna e pelo possível desgaste que isso tenha causado, reiterando seu compromisso de sempre responder aos questionamentos acerca da Pasta a qual responde atualmente.
Um dos questionamentos feitos pelos vereadores foi com relação à cronogramas de roçamento, jardinagem e podas - demanda constante de reclamações de munícipes à vereança, principalmente devido à epidemia de Dengue e aos perigos que o mato alto, principalmente em terrenos baldios, pode ocasionar como, por exemplo, a proliferação de animais peçonhentos.
Rogério explicou que a Secretaria trabalha com equipes distintas, que são divididas conforme as demandas municipais e realizam principalmente o roçamento nos canteiros centrais, praças, secretarias, espaços públicos, destacando que realmente é uma época em que o trabalho é redobrado devido ao crescimento rápido do mato.
Sobre a possibilidade de otimizar os trabalhos de roçamento, o secretário informou que uma nova empresa, contratada pela Prefeitura, auxiliará nestes serviços nas avenidas Maria Aparecida Salgado Braghetta (Perimetral), nos bairros Jardim Aeroporto, Vila Brasil e no entorno do Cristo Redentor.
A limpeza de terrenos, notificação de proprietários e aplicação de multas também foram destacadas por alguns vereadores, que observaram, mais uma vez, que a Prefeitura precisa fazer valer o que está na Lei, que teve mudanças nos últimos meses, justamente para que os proprietários de terrenos cuidem destes espaços.
A Causa Animal foi lembrada pelo vereador Toco Quessada, que reconheceu o trabalho da Secretaria com relação ao Canil Municipal, mas observou que muito ainda precisa ser feito, colocando-se à disposição nesta empreitada. Rogério agradeceu aos auxílios do vereador, observando que o trabalho conjunto será sempre a melhor opção, a mais objetiva e com maiores chances de êxito.
A vereadora Thais indagou o secretário quanto a projetos de hortas comunitárias em terrenos particulares, cuja implantação seria uma opção para manter os terrenos mais limpos, atendendo a comunidade com os alimentos produzidos, assim como já acontece em alguns espaços de ESFs e escolas municipais. Rogério disse que é preciso incentivar estes proprietários de terrenos e talvez desenvolver programas mais específicos para essa finalidade.
Por fim, o vereador Pedro Giantomassi questionou sobre investimentos da Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria na Área de Lazer que, segundo ele, iniciou um processo de revitalização, mas foi um pouco esquecido nos últimos meses, destacando que o espaço necessita de manutenção constante, a qual Rogério também concordou ser necessária e que a Pasta está se empenhando para que isso ocorra.
A participação do secretário na Tribuna Livre pode ser acessada, na íntegra, pelo link: https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/444194351286439
a partir do minuto 39.