Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Legislativo Municipal promoveu Solenidade em alusão à Fundação do Município

A Câmara Municipal promoveu na noite de sexta-feira, 02, uma de suas Solenidades mais embleáticas, em alusão à Fundação do municipio de São José do Rio Pardo, que é datada de 04 de abril de 1865.
Vereadores, autoridades municipais tais como o prefeito Marcio Zanetti, a vice-prefeita, Algemira Pinheiro de Souza, secretários, diretores e gestores e convidados pretsigiaram a Sessão Solene, que também prestou homenagem ao ex-vice-prefeito Reinaldo Milan pela sua atuação no cargo na Gestão 2017-2020, e concedeu o Diploma do Mérito Comunitário a oito homenageados.
Além da presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, o prefeito Zanetti e o Padre Rogério Moreira compuseram a Mesa.
As homenagens iniciaram com os 159 anos de Fundação do Município. A assessora parlamentar, Natália Tiezzi, que conduziu o cerimonial, apresentou breve histórico, seguido da palavra da Presidente.
A vereadora Lúcia afirmou que os munícipes têm muito a comemorar, principalmente nestes últimos anos. “O desenvolvimento, em praticamente todas as áreas, mas principalmente na geração de emprego e renda, voltou a pulsar em nossa cidade. Muita coisa que era apenas um sonho distante está se tornando cada vez mais real, a exemplo do Tratamento Global de Esgoto e melhorias significativas que realmente estão contribuindo à qualidade de vida dos munícipes. Parabenizo a atual gestão pelo árduo trabalho, que muitas vezes não consegue agradar a todos, mas que vem culminando pelo bem comum e, aos poucos e com muito afinco, alcançando seus objetivos”.

HOMENAGEM A EX-VICE-PREFEITO
Durante a Solenidade, também foi apresentado breve currículo do homenageado Reinaldo Milan, que justificou sua ausência por compromissos agendados à data.
Reinaldo Milan iniciou na política pelo prestígio que tinha como funcionário público, principalmente na área da Saúde, onde, dos 42 anos dedicados aos serviços na Prefeitura, 25 deles foram nesta área.
Ele foi eleito vereador pela primeira vez para a Legislatura 1997 a 2000 e depois por mais três mandatos, sendo nos anos de 2001 a 2004; 2005 a 2008 e 2013 a 2016. Nestes quatro mandatos, Reinaldo presidiu a Casa de Leis nos anos de 2005 e 2006, 2013 e 2014 e no final do mês de janeiro a dezembro do ano de 2016.
A vereança lhe trouxe a oportunidade de atuar também no Poder Executivo. Reinaldo foi candidato a vice-prefeito em um pleito, mas o candidato a prefeito não obteve êxito nas eleições. Após alguns anos foi novamente convidado para disputar as eleições como vice-prefeito do candidato à Prefeitura Dr. Ernani, que venceu as eleições.
Ao longo da trajetória, tanto no Legislativo e principalmente no Executivo, Reinaldo destacou os muitos aprendizados, lições que levou para a vida, observando que tanto na Câmara, quanto na Prefeitura auxiliou em muitas conquistas para o município, além de revisões de Leis e no Regimento Interno do Legislativo Municipal.
“Parabéns e reconhecimento ao ex-vice-prefeito pelos anos em que atuou, com dedicação e empenho, este cargo na gestão pública, e que tenho certeza que também muito aprendeu com ela”, lembrou Lúcia.

DIPLOMA DO MÉRITO COMUNITÁRIO
Neste ano, a Câmara concedeu o Diploma do Mérito Comunitário a oito homenageados, sendo o senhor Sebastião Aparecido do Prado (Categoria Esporte), indicado pelo vereador Paulo Sérgio Rodrigues; Fazenda São Paulo (Categoria Agropecuária), indicada pelo vereador Henrique Torres; Agência !Kuanta (Categoria Comunicação Social), indicada pelo vereador Fernando Gomes; Milton Herrera (Categoria Educação), indicado pelo vereador professor Rafael Kocian; Cafeteria Senhor Espresso (Categoria Comércio), indicada pelo vereador Henrique Torres; Instituto Recicleiros (Categoria Meio Ambiente), indicado pelo vereador professor Rafael Kocian; Cristiane Tozini Felicíssimo Zanetti (Categoria Promoção Humana), indicada pelo vereador Henrique Torres e Greici dos Santos Roque Carvalhaes (Categoria Saúde), indicada pelo vereador Gabriel Navega.
“Parabenizo a todos os indicados ao Diploma do Mérito Comunitário deste ano. Sem dúvida, cada pessoa, empresa, entidade aqui representada nesta edição merece a honraria pela contribuição efetiva à sociedade rio-pardense e ao seu desenvolvimento, cada qual à sua área. Tudo o que vocês fizeram e fazem pelo municipio pode ser resumido hoje, aqui neste Plenário, por uma palavra ‘Obrigada’!”, agradeceu a presidente a cada Diplomado.
CONFIRA UM POUCO DA HISTÓRIA DE CADA HOMENAGEADO
Sebastião Aparecido do Prado: Ele tem 75 anos, é rio-pardense e por muitos anos participou do chamado futebol de várzea de São José do Rio Pardo. Apaixonado pela modalidade esportiva, sr. Tião, como é popularmente conhecido, começou a jogar futebol ainda criança, mas foi na adolescência, aos 16, 17 anos, que começou a dar mais ênfase a esse esporte. O pai, que trabalhava na empresa Camargo Corrêa, foi transferido para Mato Grosso e lá Tião jogou dois anos ininterruptos, nada com times oficiais, mas depois disso nunca mais deixou o futebol.
Após este período em outro Estado, ele retornou a Rio Pardo onde foi aspirante do time da Portuguesa por 15 anos. Tião lembrou com saudades da época em que todos os domingos à tarde, religiosamente, saía de casa, junto com as equipes, para jogar futebol nas fazendas, onde participou de dezenas de torneios. “Íamos de caminhão e os torneios sempre tinham bons times e bom público – nos divertíamos muito, pois era uma diversão saudável através do esporte, dos jogos, de encontrar a turma aos domingos. Não víamos a hora de chegar domingo à tarde para jogar futebol”, recordou.
Seu Tião, palmeirense de corpo, alma e coração, observou que a prática do futebol auxiliou muito em sua saúde, pois quase não fica doente e tem muita disposição aos 75 anos. Mesmo após deixar de jogar, ele nunca abandonou por completo o esporte. Durante 35 anos trabalhou na Associação Atlética Riopardense. Iniciou no tricolor como ajudante de pedreiro e pouco tempo depois assumiu um dos postos da Portaria. No novo trabalho, ele sempre incentivou, até o último dia em que prestou serviços ao clube, às crianças e jovens aos esportes.
“Mesmo em meio a tantas formas de praticar esportes, vejo muitas crianças e jovens horas no celular e acho isso tão ruim. Poderiam passar mais tempo praticando esportes. Isso faz um bem... não apenas para o corpo, mas para a nossa cabeça. Sempre incentivei essa molecada aos esportes e sinto orgulho e saudades de quando jogava bola. Tínhamos uma alegria diferente dos jovens de hoje em dia. Tudo parece que era mais divertido”, concluiu.

Fazenda São Paulo: A propriedade é destaque no cultivo do café, inclusive aqueles especiais, que já renderam muitas premiações à Família Cobra, proprietária da Fazenda, e que está na 5ª geração de produtores.
Toda essa história na agricultura começou com Venerando Ribeiro da Silva, filho de imigrante português, nascido em Baependi-MG, que chegou à região para o cultivo da terra e foi um dos fundadores de Mococa, município vizinho à fazenda.
O produtor João Luiz Cobra Monteiro contou que começou a trabalhar na fazenda São Paulo em 1977 e em 1984 graduou-se em Ciências Econômicas na PUC Campinas, porém continuou o trabalho no campo, inclusive participando de diversos cursos de aperfeiçoamento na área de agropecuária, participando ativamente do Sindicato Rural, na criação da Fundação de Pesquisa agrícola de São José, do Conselho de Desenvolvimento Rural e outros.
E foi em 2019 que efetivamente o café produzido na Fazenda São Paulo ganhou notoriedade nacional. Em 2018, a Cooxupé criou o prêmio Especialíssimo para premiar os 50 melhores cafés de seus cooperados como forma de incentivar a busca por qualidade da bebida. Em 2019 foi a primeira edição do prêmio, selecionando entre seus dezoito mil cooperados, num universo de cinco milhões de sacas, os lotes que atendiam as características para se classificar como café especial. A fazenda São Paulo foi classificada entre os 50 melhores em três edições do Especialíssimo, sendo 2019, 2020 e 2022.
Outra premiação importante do café com a marca da Fazenda São Paulo foi no Concurso promovido pela Secretaria de Agricultura do Governo do Estado de São Paulo, que voltou a ser promovido em 2022 e organizado pela CATI. O produtor João Luiz foi convidado a participar e enviou uma amostra de café cereja descascado, obtendo a sexta colocação.  No ano seguinte, a Fazenda São Paulo participou com mais duas amostras, sendo uma natural e outra de cereja descascado, obtendo o segundo lugar em ambas.
Na propriedade, além dos cafés especiais premiados, também são promovidas boas práticas sustentáveis e espaço para a ciência, com área destinada a pesquisas.

Agência !Kuanta: Ela foi fundada em 2019, por três profissionais sonhadores, que acreditavam e acreditam que podem mudar os seus próprios e o mundo das pessoas através da prestação de serviços de excelência, sendo eles Douglas Oliveira, Victor Souza e Gabriel Vicente
A Agência !Kuanta, acredita que cada marca tem uma história única para contar, com uma abordagem criativa e estratégica, transformando ideias em campanhas memoráveis que conectam marcas aos corações dos consumidores. “Nosso compromisso com a excelência e inovação nos permite criar experiências que inspiram, envolvem e impulsionam resultados. Seja qual for o desafio, estamos aqui para ajudar pessoas e marcas a brilharem no cenário competitivo atual. Tudo é arte, tudo é questão de sentir e o amor é algo transformador. Sempre pensamos em vencer aqui, estar para sempre aqui em São José do Rio Pardo, e hoje podemos levar o nome da cidade para diversas outras cidades, diversos estados e principalmente países diferentes, conseguimos ser !Kuanta pelo mundo através de nossos trabalhos!”, destacaram os proprietários.
Também é objetivo da Agência colaborar de maneira efetiva com assuntos que podem trazer luz a comunidade, e facilitar a comunicação, seja em qual âmbito for, buscando sempre o bem comum por meio da Publicidade.
“A agência !Kuanta nasceu através do amor pelos desafios e pelo empreendimento, estamos orgulhosos por nossa jornada e cada vez mais preparados para sermos melhores de forma criativa e próspera!”, concluiram Douglas, Gabriel e Victor.

Milton Herrera: Ele atua na Rede de Proteção dos Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente desde o ano de 2021, com experiência em gestão de conselhos municipais de políticas públicas, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho de Acompanhamento de Controle Social do FUNDEB, dentre outros, e ainda esteve Conselheiro Tutelar na cidade de São José do Rio Pardo/SP.
Educador, atualmente, está Presidente do Conselho Municipal de Educação de São José do Rio Pardo/SP, motivo de orgulho, pelo qual percorre todo o território nacional na marcha pela garantia e defesa da Educação pública, étnica e socialmente referenciada, de qualidade, equânime laica e inclusiva para todas as pessoas, sendo que também está membro do Fórum Municipal de Educação de São José do Rio Pardo/SP.
Em 2019, foi convidado a compor a gestão da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação, seccional São Paulo para a função e cargo de Secretário Executivo, sendo que, em 2020 foi indicado, por unanimidade, a estar Coordenador Estadual da instituição e, ainda, é um dos idealizadores do “Espaço de Formação da UNCME/SP”. Consequentemente, em 2020, assumiu a cadeira da instituição no Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo/SP e posteriormente foi chamado a integrar, como colaborador, o Movimento pela Base do Observatório da BNCC.
O amor, a dedicação, a competência e talvez o sacerdócio de Milton à Educação são notáveis, principalmente nestes últimos três anos, onde, entre tantos outros feitos, em 2020 participou e auxiliou no desenvolvimento do Cirandas da Educação no período pandêmico, quando ocorreram grandes mudanças na formação das redes e sistemas de ensino às políticas públicas educacionais e de tecnologias digitais. Em 2021, passou a integrar, a convite do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, a Rede do Conhecimento do FUNDEB/MEC, como Tutor, atendendo todos os Estados Brasileiros.
Já em 2002, esteve, à convite, no 13º Encontro Estadual da UNCME/RS e no VI Sexto Encontro UNCME, da Região Sul do Brasil, como palestrante, abordando o tema: “Um recomeço para a Educação: protagonismo e caminhos para sua qualidade. No ano de 2023, Milton colaborou com a construção da Deliberação nº. 213, de 05 de abril de 2023, do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo – CEE/SP, que estabelece orientações e fixa diretrizes gerais para autorização de funcionamento e supervisão de estabelecimentos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo.
E para este ano de 2024, enquanto Coordenador Estadual da UNCME, seccional São Paulo, entre tantas atribuições, está na organização do 28º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Estado de São Paulo, que acontecerá em maio, outro marco para sua brilhante carreira como Educador, Pensador e Fomentador à Educação, permanecendo-se um ‘caminhante-sonhador!

Cafeteria Senhor Espresso: A empresa foi inaugurada em 2015 com a proposta de oferecer aos clientes uma experiência única de café, combinando alta qualidade de grãos selecionados e um ambiente aconchegante. Ao longo dos anos, consolidou sua confiança como um ponto de encontro para os amantes de café na região.
Em 2018, antecipando o crescimento futuro e com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade e a consistência dos seus produtos, a Senhor Espresso investiu na construção de uma cozinha industrial. Essa adição estratégica contribuiu para uma melhor gestão na produção de seus alimentos e bebidas, garantindo, assim, o elevado padrão pelo qual se tornaram conhecidos.
Já em 2019, marcando um passo importante em seu plano de expansão, a Senhor Espresso inaugurou sua segunda loja, localizada em Mococa. Essa conferência foi um marco significativo para a marca, demonstrando seu compromisso em expandir sua presença e compartilhar sua paixão pelo café com uma audiência ainda maior.
Avançando para 2022, a empresa decidiu dar um grande passo futuro ao iniciar seu processo de franquia, abrindo a oportunidade para que empreendedores se juntassem ao seu projeto de expansão e ajudassem a levar a experiência Senhor Espresso para novos públicos em diferentes espaços e localidades.
Em 2023, esse esforço de expansão através de franquias começou a dar frutos significativos, com a venda de duas franquias importantes: uma localizada no Shopping Fonseca em Rio Pardo e outra em Guaxupé, MG. Essas novas localidades refletem o sucesso e a atratividade do modelo de franquia do Senhor Espresso, permitindo que a marca fortaleça sua presença no mercado e compartilhe sua paixão pelo café com uma base de clientes ainda mais ampla.
A história do Senhor Espresso é, portanto, uma trajetória de crescimento contínuo, inovação e comprometimento com a qualidade. Desde a construção de sua cozinha industrial até a abertura de novas lojas e a implementação de franquias, a marca tem demonstrado um compromisso inabalável com a excelência e uma visão clássica do mercado.

Instituto Recicleiros: atua como agente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Marco Legal do Saneamento Básico.
Através do Instituto, prefeituras são capacitadas para que elaborem e implementem suas políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem. Além disso, o Recicleiros incubam cooperativas (operação, administração e gestão) visando capacitar catadores e catadoras de material reciclável para que se qualifiquem como empreendedores coletivos organizados em cooperativas e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos, assim como vem acontecendo em São José do Rio Pardo, um dos municípios parceiros do Instituto Recicleiros.
A Cooperativa Recicla São José do Rio Pardo reúne 21 catadores e catadoras, responsáveis pelas atividades da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis. A mesma iniciou suas atividades em 16 de junho de 2023, marcando o início da coleta seletiva e reciclagem inclusivas no município, gerando impacto socioambiental.
A implantação da Cooperativa é parte das ações do Programa Recicleiros Cidades, coordenado pelo Instituto Recicleiros, que chegou a São José do Rio Pardo, por meio de um Edital, trazendo conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos para estabelecer a coleta seletiva e reciclagem inclusiva como política pública, dentro das diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Como já mencionado, dentro da proposta da Gestão Compartilhada, o Instituto reúne em cadeia circular Prefeituras, Catadores, Cidadãos e as empresas, que praticam a logística reversa em um modelo de reciclagem inclusiva e socioprodutiva.
Neste contexto, a Prefeitura de São José do Rio Pardo é parceira do projeto na execução da Coleta Seletiva, além de ser responsável também pela fiscalização da aplicação da Lei Municipal de Coleta Seletiva. Desde o início das atividades, a Cooperativa já processou quse 360 mil toneladas, sendo que somente no mês de março foram processadas mais de 20 mil e 500 toneladas.
Transformar a vida dos catadores e catadoras de São José do Rio Pardo é uma das frentes de trabalho do Instituto Recicleiros, além de garantir infraestrutura e equipamentos necessários para um processo de reciclagem eficaz e eficiente e com total segurança e salubridade. Durante (60) sessenta meses, Recicleiros fará a incubação da cooperativa, com a qualificação e capacitação dos catadores e catadoras para que eles se emancipem e se tornem protagonistas do processo de reciclagem.

Cristiane Tosini Felissíssimo Zanetti: Rio-pardense, nascida em 02 de maio de 1983, tem 40 anos e é filha de Maria de Lourdes Tosini Felicissimo e José Carlos Felicissimo, irmã de Caroline e Alexandre, casada com o atual prefeito, Marcio Callegari Zanetti e mãe de dois filhos, Júlia e Filipe.
Cursou em Casa Branca no Centro Paula Souza, Tecnologia em Alimentos, sendo contemplada ao finalizar o curso como aluna destaque da turma com medalha honrosa pelo Conselho Regional de Química de Ribeirão Preto.
Neste período, trabalhou na empresa terceirizada GR/SA como estagiária e em seguida, contratada, passou a trabalhar como assistente administrativo, na mesma empresa dentro Nestlé Rio Pardo. Continuando seus estudos, Cristiane cursou e finalizou o Curso de Ciências Biológicas na FEUC - Faculdade Euclides da Cunha. Ela também foi professora substituta na Escola Estadual “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat” e voluntária do cursinho do Projeto EDUCAR, que acontecia aos sábados, coordenado pela ilustre professora Marli Tercioti, o qual era destinado a alunos que prestavam vestibular na época, algo que a deixava muito realizada pelo desafio, já que era recém formada.
Ainda na vida profissional, ela teve a oportunidade de cursar Design de Interiores pela IBDI, finalizando o curso em 2012, e começou a trabalhar na área, mas sempre priorizando os cuidados com a família.
Em 2017, ela conheceu a Comunidade Deus Proverá, na qual se fortaleceu e enriqueceu espiritualmente, onde foi voluntária do Gloriosinho, projeto de evangelização voltado às crianças.
Mas, em 2021, Cristiane novamente viu sua vida mudar ao assumir o papel de primeira-dama da cidade e, em seguida, em 3 de março de 2021 presidir o Fundo Social, aliás um divisor de águas na entidade, que voltou a pulsar e atualmente promove trabalhos sociais, que tem garantido o apoio para, em média, 500 famílias, em um trabalho de fé, força, coragem e Unidade, fazendo diferença na questão social de nossa cidade.
Nestes 3 anos, Cristiane deu vida novamente ao Fundo Social, sendo braços e pernas, mostrando comprometimento, dedicação, persuasão e, claro, muito amor em tudo que a entidade se propõe a fazer. Com ela à frente da Presidência, o Fundo Social voltou a ter notoriedade na cidade, a comunidade passou a acreditar novamente no mesmo e isso tem sido fundamental, pois a instituição depende muito da boa vontade dos rio-pardenses, principalmente em campanhas de doação, e a população sabe que pode confiar, pois o Fundo Social, por meio de Cristiane, voltou a ter credibilidade.
E as ações do Fundo Social cresceram nos últimos anos com Cristiane à frente da entidade. O Clube de Mães foi resgatado, apoios e participações em eventos, o que também vem garantindo auxílios ao Fundo Social. E em todas essas ações, a incansável Cris está lá: firme, forte e com muita disposição e, principalmente, fé.

Greici dos Santos Roque Carvalhaes: É Fonoaudióloga formada em 2003 pela Universidade José do Rosário Velano, em Alfenas/MG, Especialista em Motricidade Orofacial, Especialista em Avaliação e Diagnóstico Diferencial na Infância , Especialista em Transtorno do Espectro Autista e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada – ABA.
Greice atuou desde 2004 em clínica particular como Fonoaudióloga, iniciando em 2007 seu trabalho também em escolas de Educação Especial, tanto em São José do Rio Pardo, quanto em cidades vizinhas, tais como São Sebastião da Grama e Caconde.
Em 2010 se especializou em Diagnóstico Diferencial na Infância, dando continuidade com a Especialização em Transtorno do Espectro Autista. Desde então iniciou uma grande batalha ao conhecimento sobre o Espectro Autista que era pouquíssimo conhecido.
Trabalhou como Fonoaudióloga na empresa Unimed por 7 anos, onde se dedicou quase que exclusivamente à crianças com Autismo, buscando formação em Analista do Comportamento, tornando-se especialista em terapia ABA.
Diante da demanda destas crianças e em busca de uma intervenção correta e adequada fundou o Grupo Mundo Azul - uma clínica de intervenção intensiva multiprofissional baseada na ciência ABA, juntamente com sua parceira de trabalho e sócia, Aline Mara. Este ano o Grupo Mundo Azul completa 2 anos, e Greici atua como Fonoaudióloga, analista do Comportamento e supervisora.
O amplo conhecimento específico nestas áreas fez e faz Greici ser uma referência profissional e reconhecida pelo exímio trabalho que promove, tanto que é convidada a realizar palestras por toda região, além de formações e treinamentos para profissionais da área.