Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Galeria de Fotos - Sessão Solene da Fundação do Município: Homenagens e Mérito Comunitário (edição 2022)

Na noite de segunda-feira, dia 4 de abril, a Câmara Municipal promoveu a Sessão Solene Comemorativa aos 157 anos de Fundação do Município (4 de abril de 1865).
Na ocasião foi realizada homenagem com honras póstumas ao ex-presidente da Casa Legislativa, o saudoso professor Márcio José Lauria, que foi vereador em dois mandatos e ocupou a presidência entre os anos de 1977 e 1978, bem como homenagem ao ex-vice-prefeito José Carlos Zanetti (mandato 2009-2012).
Além dessas homenagens, que são concedidas por meio de cronograma estabelecido e seguido pela Casa Legislativa, a Sessão Solene também promoveu a concessão do Diploma do Mérito Comunitário a pessoas e instituições que se destacaram na sociedade rio-pardense nos mais diversos segmentos.
Familiares do professor Márcio Lauria, demais homenageados da noite, vereadores e convidados estiveram presentes ao plenário da Câmara. Também prestigiaram a Sessão Solene o prefeito Márcio Callegari Zanetti, a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, o 2º Promotor de Justiça de São José do Rio Pardo, Dr. José Cláudio Zan, o 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, Lenildo Pereira da Silva, a presidente da OAB, subseção São José do Rio Pardo, Dra. Evelise Augusto, secretários e diretores municipais, entre outras presenças ilustres.
“É uma honra para essa Casa Legislativa voltar a promover essa Sessão Solene como ela deve ser realizada, com a homenagem e honras póstumas, homenagem a ex-vice-prefeito, a concessão do Mérito Comunitário a pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade, assim como também o fez o professor Márcio José Lauria, o senhor José Carlos Zanetti. Depois de um tempo difícil de pandemia, aos poucos, estamos retomando ‘à vida normal’ e hoje gostaria de deixar aqui quatro palavras: gratidão (pela vida), recomeço (em todas as situações de nossa vida), esperança (em dias melhores, que, sem dúvida virão) e união (pois sem ela nada do que sonhamos ou acreditamos será possível)”, destacou o presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian durante a explanação.
Já o prefeito Márcio Zanetti relembrou um pouco da história rio-pardense e leu pequeno trecho do livro “São José do Rio Pardo – Uma Nova História, de autoria do saudoso professor e historiador Rodolpho José Del Guerra. “Tal qual aqueles homens que um dia tiveram coragem, garra e união para fundarem este município, aqui estamos para trabalharmos para cada rio-pardense, com novas perspectivas, que, sem dúvida se consolidarão num futuro próximo”, disse.
O Cerimonial da noite foi realizado pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, que apresentou breve currículo do professor Márcio Lauria e também do senhor José Carlos Zanetti, seguida da entrega de singela homenagem da Câmara à família do saudoso ex-presidente da Câmara e ao ex-vice-prefeito.
Muito emocionado, Márcio José, um dos filhos do professor Lauria, agradeceu a Câmara pela homenagem ao pai. “Nosso pai sempre foi um apaixonado por São José e contribuiu durante toda sua vida para diversas áreas, principalmente Cultura, Educação, Socialização. Sabemos o quão difícil é a vereança, pois presenciamos seus mandatos. Mas, como aqui citou o presidente Kocian, que lutemos sempre pela União. E que consigamos unir em torno de ideias republicanas para o que for realmente necessário ao desenvolvimento da comunidade”, afirmou.

ESCOLA DO LEGISLATIVO “CIDADE LIVRE DO RIO PARDO”
Após as primeiras homenagens da noite foi promulgada a Resolução nº 08, de 04 de abril de 2022, de autoria da Mesa Diretora, que instituiu a Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, no âmbito da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.
A ideia do Programa surgiu em 2017, quando a Câmara criou o curso de formação dos vereadores.
Segundo o presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian, a Escola do Legislativo objetiva informar a população em geral sobre assuntos relevantes da Casa Legislativa, inclusive sobre as Leis Municipais, de forma mais simplificada, além de fomentar a integração entre a Câmara e as escolas rio-pardenses por meio de visitas dos vereadores às instituições escolares para explicar sobre o trabalho parlamentar.
Além da visita às escolas, a Escola do Legislativo também promoverá cursos, palestras, inclusive direcionada aos servidores da Câmara e os próprios vereadores, além, é claro, da população.

DIPLOMA DO MÉRITO COMUNITÁRIO
Em sequência, a jornalista Natália Tiezzi destacou breve histórico sobre a fundação do município. “Nossa cidade foi fundada em 4 de abril de 1865, conforme ata de fundação transcrita do ‘Livro de Reuniões dos Fundadores da Capela de São José do Rio Pardo’, encontrado na Fazenda Tubaca pelo proprietário, Eduardo Dias Roxo Nobre. Alguns fazendeiros, em 1865, traçaram planos para edificar uma capela, primeira etapa para a criação da futura Freguesia: a Capela, para a população, além de representar a assistência religiosa ao lugarejo, era a esperança de autonomia política, que adviria com a Freguesia. A Câmara Municipal foi instalada em Sessão especial em 8 de maio de 1886, sendo seu primeiro presidente o Tenente Coronel Antônio Marçal Nogueira de Barros, um dos pioneiros na fundação do município, sendo reverenciado como o Fundador da Cidade. Por ter São José como padroeiro, a cidade comemora por tradição seu aniversário com festividades em torno do dia 19 de março. A Câmara Municipal comemora o 4 de abril de 1865 com solenidade em sessão próxima da data, como a que está sendo promovida nesta noite”.
Após, ocorreu a concessão do Diploma do Mérito Comunitário. Os homenageados deste ano foramLeiteria Santa Paula (Agropecuária); Página e Jornal Digital Fala São José (Comunicação Social; Sílvia Helena Dal Bom Barbosa (Educação); Iury Feres Abrão (Esporte e Turismo); Lofrano & Quilice Hortifruti (Indústria e Comércio); Márcia Regina Pinesi Nasser (Promoção Social), Dr. Eliezer Gusmão (Saúde) e Grupo Transer (Meio Ambiente).
Alguns homenageados fizeram uso da palavra, como o Iury Abrão, que mencionou o trabalho que realiza no bairro Vale do Redentor com crianças na iniciação da Natação e de onde já estão surgindo vários talentos deste esporte. Ele também pediu apoio da Câmara para o projeto, bem como para um pequeno atleta paralímpico, um prodígio das piscinas, para que possa participar de competições.
A professora Sílvia Dalbon também ocupou a tribuna e destacou a importância da Educação, de cada professor, na vida dos alunos, inclusive especiais. Ela agradeceu a homenagem, que estendeu à toda sua equipe, desde quando iniciou no Magistério, no final da década de 80.
Quem também agradeceu equipe e pessoas com as quais teve a honra de trabalhar foi o médico Eliezer Gusmão. Em seu discurso, ele mencionou nomes como os de Eliana Giantomassi, que ocupou o cargo de secretária da Saúde, os colegas e amigos de Medicina Antonio Teixeira Filho, José Roberto Merli, Ércio Perocco, bem como profissionais que conviveu e trabalhou no Pronto Socorro, onde ele prestou seus serviços por mais de 25 anos, entre elas dona Lurdes, Micheli e Rejane Costa. “Assim como a nossa Santa Casa, o Pronto Socorro é referência na cidade e região, sendo um serviço fundamental o qual me orgulho de ter feito parte. Não poderia deixar de citar esses nomes como forma de reconhecimento e agradecimento”, concluiu.
A Sessão Solene foi encerrada com o Hino de São José do Rio Pardo.