Galeria de Fotos - Prevenção ao Câncer de Próstata foi tema de Palestra na Escola do Legislativo

Na noite de quarta-feira, dia 16, o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” promoveu mais uma palestra, dessa vez em alusão à Campanha Novembro Azul, que abordou a “Prevenção ao Câncer de Próstata”.
Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador professor Rafael Kocian e pelo diretor executivo do Programa, Matheus Schiavon, além da presença da vereadora Lúcia Libânio, alunos da Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues e público em Plenário.
O convidado e palestrante foi o médico urologista Dr. Ewerson Kemel Oliveira, que atua em São José do Rio Pardo e municípios da região, com ampla experiência também em medicina preventiva.
Ele iniciou a explanação destacando que a expectativa de vida das mulheres é um pouco maior que a dos homens, cerca de 7 anos, devido ao fato de que elas cuidam mais da saúde. “Geralmente, as mulheres começam a frequentar o ginecologista a partir da primeira menstruação e realizam exames periódicos que levam à prevenção de inúmeras doenças, diferente dos homens, que muitas vezes relutam em buscar auxílio médico, o que pode levar a diagnósticos tardios, como do próprio câncer de próstata”, observou.
Ainda sobre essa temática, o médico destacou que 50% dos homens com mais de 40 anos não passam por urologista, ou seja, não realizam exames preventivos ou para detecção da doença. “As razões dessa ‘resistência’ de alguns homens a cuidar da própria saúde são inúmeras e vão desde a cultural, onde ainda prevalece o machismo, o preconceito ao exame de toque retal, o medo de sentir dor durante o exame, o medo de descobrir alguma doença e a ‘síndrome do Superman’, quando muitos acreditam que jamais terão doença alguma”, afirmou.
Dr. Ewerson afirmou a importância do exame para o diagnóstico precoce da doença. “O câncer de próstata é curável em cerca de 90% dos casos quando ocorre o diagnóstico precoce”.
Ele também ressaltou que é muito importante prevenir a doença. “Os homens devem se informar com seus médicos, tirar dúvidas, ter uma rotina anual de exames tal qual as mulheres, por exemplo. A prevenção também salva vidas”.
O médico citou ainda algumas formas de prevenção e não apenas ao câncer de próstata, mas a outros tipos e patologias. “Oriento os meus pacientes e população em geral para diminuir a ingesta de industrializados, embutidos, alimentos gordurosos, bem como bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo. Além de uma alimentação mais saudável, a prática de atividade física é outra grande aliada na prevenção do câncer e de tantas outras doenças”.
O urologista informou que a idade avançada é um dos principais fatores de risco ao câncer de próstata. “É por isso que é essencial o rastreamento precoce da doença e se faz necessário que os homens realizem os exames preventivos conforme orientação médica”.
Com relação ao exame de toque retal, a orientação do médico é que ele seja realizado a partir dos 45 anos para homens com histórico familiar de câncer de próstata e negros, e 50 anos para os demais.
O conteúdo completo da palestra pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/645608820539101