Galeria de Fotos - Programa Escola do Legislativo visitou a E.E. “Dr. João Gabriel Ribeiro”

Nesta semana, o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, que é promovido pela Câmara Municipal, visitou a Escola Estadual “Dr. João Gabriel Ribeiro”. Centenas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, além de coordenadores, professores e direção recepcionaram os vereadores Lúcia Libânio e Rafael Kocian, além do diretor executivo do Programa, Matheus Schiavon.
Divididas em dois dias, as visitas ocorreram nos dias 16 e 17, e objetivaram aproximar os alunos e a comunidade escolar do Legislativo Municipal por meio de informações acerca das atribuições não apenas da Câmara, mas dos Poderes Executivo e Judiciário municipais, o funcionamento da Casa de Leis e o papel dos vereadores perante a sociedade.
Matheus Schiavon iniciou a explanação aos alunos destacando o que são os Três Poderes e a relevância do trabalho de cada um no desenvolvimento do município, o que interfere diretamente na vida dos cidadãos rio-pardense.
Já os vereadores Lúcia e Rafael destacaram um pouco da rotina na vereança, o trabalho que pode ser desenvolvido pelo vereador que, em síntese é de legislar, ou seja, propor, analisar e aprovar leis municipais em prol da população, além de fiscalizar, principalmente as ações da Prefeitura, inclusive relativas a essas leis consolidadas.
A vereadora Lúcia observou o poder das escolhas na vida de cada cidadão, principalmente dos jovens, as quais interferem desde pequenas ações a grandes passos para um futuro melhor.
“As escolhas também norteiam a política de uma cidade, de um estado, de um país. Os jovens precisam saber escolher seus representantes, aqueles que mais se aproximam de seus anseios, mas para isso vocês precisam participar da política, conhecê-la e, quem sabe, até mesmo fazer parte dela como futuros vereadores, vereadoras”, observou.
Lúcia destacou, ainda, a falta do poder feminino na política, cuja participação das mulheres ainda é inferior a dos homens, incentivando as alunas a também se engajarem na política. “O cotidiano de uma mulher é política: seja como mãe, esposa, profissional. Em todas as áreas ela precisa usar a arte de fazer política. E por que não na própria política? Nas ações e decisões que podem contribuir ao desenvolvimento de nossa cidade, do nosso país?”, indagou.
Ao final das explanações, os alunos puderam fazer questionamentos aos vereadores. “Um dos principais deles foi com relação ao desemprego e oportunidades por meio do programa Jovem Aprendiz para que possam obter o primeiro emprego. Muitas vezes o Legislativo não tem como interferir em ações que cabem diretamente ao Executivo e outras frentes. Porém, essas demandas serão levadas por nós até o prefeito. Ouvir os jovens é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e, claro, atender, quando possível, as solicitações”, finalizou a vereadora.