Galeria de Fotos - Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” participou do 1º Encontro do Projeto SISPELegis em São Paulo

O Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, desenvolvido pela Câmara Municipal participou do 1º Encontro do Projeto SISPELegis, promovido dia 1º de dezembro, no auditório “Paulo Kobayashi”, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital.
O Projeto SISPElegis (Sistema Paulista de Escolas do Legislativo) é uma rede colaborativa entre as escolas legislativas municipais do Estado, com o objetivo de potencializar ações nas áreas de formação política, debate de políticas públicas e capacitação da sociedade civil, dentre outros temas.
O 1º Encontro contou com a participação de diversas escolas legislativas de câmaras municipais do Estado de São Paulo, objetivando a troca de experiências sobre atuações e experiências significativas nesse sentido. O evento foi rico no compartilhamento de desafios e soluções referentes à atuação do Legislativo no nível municipal, além de também de construir agenda conjunta para 2023.
No evento também estiveram presentes representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Representantes dos municípios de Caconde (que já possui Escola do Legislativo) e de Tapiratiba (que pretende implantar) também participaram do Encontro.
O presidente da Câmara Municipal, vereador professor Rafael Kocian mediou os trabalhos na Mesa justamente pela excelência nas ações, atividades e trabalhos promovidos pela Escola do Legislativo rio-pardense. Além dele também participaram do Encontro a Diretora Administrativa e Legislativa, Luciana Callegari Perussi e o Diretor Executivo do Programa, Matheus Schiavon.
“Estamos muito satisfeitos com o Programa neste ano, onde atingimos milhares de pessoas e esperamos que ele se desenvolva e tenha tamanha notoriedade nos próximos anos, sempre objetivando a difusão de informações relevantes, nos mais diversos temas, à sociedade, além de cursos, palestras e atividades voltadas ao conhecimento das ações exercidas e promovidas pelo Legislativo Municipal”, destacou Kocian.
Para Luciana, “o encontro foi extremamente rico e proveitoso no tocante ao fortalecimento de parcerias e à troca de experiências. Tivemos a oportunidade de melhor conhecer algumas das instituições parceiras do ILP, bem como a realidade e as ações desenvolvidas por outras 9 Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo. Desta forma, ampliamos nossos contatos e oportunidades, objetivando o aperfeiçoamento dos serviços prestados e a variedade dos temas a serem abordados pela Escola do Legislativo de nossa Câmara Municipal, de modo a beneficiar diretamente a população de São José do Rio Pardo e os interessados de todo o país”
Matheus também destacou que “foi enriquecedor conhecer o trabalho de outras escolas legislativas. Interessante perceber como, cada uma à sua maneira, busca o mesmo objetivo basilar: difundir cidadania e conhecimento. O encontro foi uma oportunidade única de conhecer projetos que têm dado certo, para que possamos ampliar nossa atuação”.