Galeria de Fotos - Câmara concedeu o “Diploma de Policial Destaque” para sete profissionais, pertencentes a quatro Corporações

Na noite de terça-feira, 17, durante a 33ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal concedeu o Diploma “Vereador José Pereira Martins de Andrade Filho, de Policial Destaque do Ano”, edição de 2023 a sete profissionais, da ativa e aposentados, de quatro Corporações, entre elas Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
A concessão do Diploma foi instituída por meio da Resolução nº 09, de 30 de agosto de 2023, de autoria do vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto, e ocorreu pela primeira no Legislativo Municipal.
O nome do patrono é uma homenagem ao rio-pardense e ex-vereador, José Pereira Martins de Andrade Filho, sendo que também foi um soldado combatente na Revolução Constitucionalista de 1932, assim enaltecendo os homenageados que lutam diariamente em defesa de cada cidadão e da sociedade como um todo.
Neste ano os homenageados foram o policial aposentado Major Ivan Carlos de Souza, o Cabo PM Fabiano Rodrigo Alves; o 3º Sargento PM, aposentado pelo Corpo de Bombeiros, Paulo Higino Magalhães, o 1º Sargento PM do Corpo de Bombeiros, Paulo César Colombo; o Policial Civil, Investigador Edson Tadeu Rodrigues de Souza; o Guarda Civil Municipal aposentado, Ilso Aparecido de Assis e o Guarda Civil Municipal José Paulo de Aguiar.
Além deles, algumas presenças ilustres marcaram a noite de homenagens, entre elas a da vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, representando o prefeito Marcio Callegari Zanetti, a do Promotor de Justiça, Dr. Marcos Tadeu Rioli, do Tenente-Coronel Marcelo Domingos Facadio, do Delegado de Polícia Civil de São José do Rio Pardo, Dr. Cristiano France Favaro, e do secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Éric Pinheiro Portela, sendo que estes formaram a Mesa dos Trabalhos juntamente com a presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio.
Também estiveram presentes à homenagem o Capitão PM Carlos Roberto Negrini, o Capitão PM Daniel Ferreira Lopes, o 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, Welton Louis Monteiro Farias e o gestor de Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Frederico José Dias Blasche, bem como familiares, munícipes e internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pela Internet.

AGRADECIMENTO E RECONHECIMENTO ÀS VIDAS DEDICADAS À SEGURANÇA
“Como é gratificante poder contar com cada um de vocês, homenageados, que demonstraram competência, dedicação e amor às inúmeras ações, que não são nem um pouco fáceis de realizar, mostrando, acima de tudo, a coragem para desempenhar cada uma delas.
Hoje, nosso sentimento é de gratidão e de reconhecimento a vocês, que já se dedicaram, a aos que ainda se dedicam à nossa segurança. Que estes aplausos não fiquem somente no âmbito da Câmara Municipal, mas que sejam replicados no cotidiano, pois vocês, senhores, merecem todas as palmas pelos exímios trabalhos prestados nas Corporações a que pertencem”, destacou a presidente Lúcia em seu discurso aos homenageados.
Já o vereador autor Rubinho Pinheiro observou a diferença que os policiais, civis e militares, bombeiros e guardas civis municipais fazem na vida de todos os cidadãos, destacando-os como ‘guardiões da sociedade’ e heróis, que agem do caos à tranquilidade, do perigo à proteção. “Além de gratidão, reconhecimento e homenagens, nossos heróis necessitam de apoio, tanto da sociedade, a quem defendem, como dos Poderes, para que tenham condições e dignidade para exercerem suas funções com competência, dedicação e amor ao fardamento que vestem”, afirmou.
Os demais componentes da Mesa observaram a atuação de cada profissional homenageado, seja da ativa ou aposentado, como exemplos a serem seguidos dentro e fora das Corporações. As autoridades ressaltaram, ainda, o essencial apoio das famílias daqueles que, muitas vezes, deixam as próprias para auxiliar no cuidado e segurança dos membros de tantas outras, agradecendo à Câmara Municipal, em especial ao vereador Rubinho Pinheiro, pelas merecidas homenagens.
O Promotor Dr. Rioli falou em nome da sociedade, agradecendo o exímio trabalho desempenhado pelos homenageados. “Todos merecem esse reconhecimento pela grandeza, probidade e dedicação às funções que lhes foram e são atribuídas. Que Nossa Senhora Aparecida, neste mês dedicado à Ela, cubra cada um com seu manto sagrado, abençoando suas vidas e seus trabalhos”.
Após os pronunciamentos ocorreram as leituras dos currículos dos homenageados, que foram efetuadas pelo cerimonial, conduzido pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, sendo as honrarias entregues posteriormente aos homenageados pelo vereador autor, pelos vereadores presentes e pelas autoridades, num momento de muita emoção a todos, o qual deverá se repetir anualmente, já que a Concessão do Diploma ao Policial Destaque já faz parte do calendário de eventos da Câmara Municipal.