Galeria de Fotos - Câmara homenageou a família do saudoso Paulo Cristovam Alvero em alusão ao Dia do Engenheiro Agrônomo

Em alusão ao Dia do Engenheiro Agrônomo, em 12 de outubro, a Câmara Municipal homenageou a família do saudoso Paulo Cristovam Alvero por ter dedicado sua vida ao desenvolvimento da agricultura brasileira, em especial à rio-pardense.
A Moção de Congratulações, entregue aos familiares do senhor Paulo, teve a autoria da vereadora Thais da Silva Nogueira e destacou grandes feitos à agricultura promovidos pelo sr. Paulo, que nasceu no Sítio Taquara Branca, em janeiro de 1948, iniciando sua graduação em 1968 na Faculdade de Agronomia de Espírito Santo do Pinhal.
Ainda na faculdade, nos anos de 1969 a 1971, ele participou do “Projeto Rondon”, onde ajudou comunidades carentes do interior do Paraná, Alagoas e Acre no incremento de novas tecnologias e aumento da produtividade agrícola.
A formatura no tão sonhado curso ocorreu em 1972 e o jovem engenheiro agrônomo iniciou sua vida profissional em São José do Rio Pardo como cebolicultor, em sociedade com o pai, senhor José Alvero Zapata, e o irmão, senhor José Alvero Neto.
O trio foi responsável por iniciar diversas inovações na cebolicultura regional e nacional, entre elas a implantação do sistema de parceria agrícola e sua legalização junto aos órgãos federais e estaduais; introdução das primeiras sementes de cebolas híbridas, aumentando drasticamente a produção por hectare; introdução dos manejos de herbicidas e fungicidas; evolução dos sistemas de irrigação (aspersão e pivot central); aproximação dos órgãos de assistência técnica e pesquisa com produtores locais, para melhorias da qualidade final das cebolas e a criação da “União dos Produtores do Vale do Rio Pardo”.
O conhecimento, o dom e o talento do senhor Paulo não foram aplicados apenas no campo. Ele também foi Conselheiro da Cafecram e da Cooxupé; presidente do Rotary Club, conselheiro da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Pardo; Venerável Mestre da Loja Maçônica União Universal II, Delegado do Grão Mestrado do Grande Oriente de São Paulo, e Deputado Estadual da Poderosa Assembleia Legislativa de São Paulo, condecorado com a medalha “Gonçalves Ledo”, grau 33 da Ordem; participante da Câmara de Comércio de Alho e Cebola do Governo Federal; membro do programa A.B.C. (Alho, Batata e Cebola), do Governo Federal; membro da implantação da Câmara de Comércio de Alho e Cebola do Mercosul; presidente da ACEVARP – Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Pardo; membro fundador e primeiro presidente da ANACE – Associação Nacional dos Cebolicultores e Secretário Municipal de Agricultura São José do Rio Pardo
Como Secretário de Agricultura, representou Rio Pardo em diversos eventos, nacionais e internacionais de agricultura, recebeu delegações da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, divulgando a cebolicultura regional, e participou de inúmeras reuniões na capital estadual e federal para a implantação de políticas de importação e exportação de hortaliças, etc.
“O vasto currículo é apenas para destacar ainda mais a história marcante na agricultura brasileira e rio-pardense do saudoso senhor Paulo. Sua contribuição, seu conhecimento e sua paixão pela terra e por tudo que ela pode produzir sempre serão lembrados, assim como seus exemplos de técnicas, de cultivo, entre tantos outros, que continuam sendo seguidos pela família e por demais agricultores. Muito obrigada aos familiares aqui presentes por receberem esta singela homenagem a este homem que marcou seu nome na história de tantas terras brasileiras”, concluiu Thais.