Galeria de Fotos - Parlamento Jovem 2023 (Ensino Fundamental II)

As atividades do Parlamento Jovem, edição Ensino Fundamental II, iniciaram na noite de quinta-feira, 16, com a cerimônia de Posse dos 15 jovens vereadores eleitos, estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares do município.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Lúcia Libânio, presidiu a cerimônia, que também contou com a presença da vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, do 1º Sargento e Chefe de Instrução Welton Luis Monteiro Farias, da Supervisora de Ensino Ariane Schiavon e Silva e da secretária municipal de Educação, Mariana Panizza Locatelli.
Os 15 jovens vereadores fizeram o Juramento do Vereador, lido pela presidente do Parlamento Jovem, a jovem vereadora Maria Eduarda da Silva, tendo ao lado na formação da Mesa a jovem vereadora Isadora Bilon dos Santos (1ª Secretária) e o jovem vereador João Gabriel Silvério Blumlein (2º Secretário).
Após a leitura do Termo de Posse, realizado pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi Manetta, que conduziu o cerimonial, os jovens vereadores foram diplomados e empossados.
Alguns deles tomaram a palavra e primeiramente agradeceram a oportunidade de a Câmara Municipal proporcionar a chance de todos estarem mais próximo do Legislativo e vivenciarem a vereança, principalmente exercendo a cidadania, a cooperação e propondo Projetos de Lei que possam contribuir ao desenvolvimento do município.
Por falar nisso, os jovens vereadores aproveitaram a oportunidade para destacarem um pouco sobre os PLs, entre eles voltados às áreas de Saúde, Acessibilidade, Planejamento Urbano, etc.

EXERCENDO A CIDADANIA: APRENDENDO POLÍTICA E CONTRIBUINDO AO MUNICÍPIO
“O papel do Parlamento Jovem traz apontamentos e soluções, que formam agentes de construção social, e contribui para o crescimento pessoal e profissional. Que os eleitos consigam absorver muitos conhecimentos sobre um tema tão importante para a sociedade atual, a cidadania, que tem que estar em todos os laços, sejam eles profissional ou familiar, e que o objetivo é formar cidadãos de bem, engajados e participativos. Que juntos possamos conseguir construir uma cidade melhor. Parabéns a todos!”, destacou a vereadora Lúcia Libânio em seu discurso.
A secretária Mariana Panizza observou a importância da democracia aos jovens vereadores para que possam pensar no todo, se empenharem ao bem comum. “Que as ideias expostas nos Projetos de Lei saiam do papel e possam ser executadas e mesmo se não forem que vocês também saibam ceder, debater, ouvir os colegas do Parlamento, pois isso também faz parte do ato democrático”, ressaltou, parabenizando os 15 jovens vereadores.
Em tempo: Todos os Projetos de Leis desenvolvidos pelos jovens vereadores estarão disponíveis em revista eletrônica, que será divulgada pela Câmara Municipal por meio do site institucional em breve.

UM DIA NA CÂMARA MUNICIPAL: DO PROCESSO LEGISLATIVO À VOTAÇÃO DOS PLs
Na manhã de sexta-feira, 17, os jovens vereadores iniciaram o dia conhecendo as dependências da Câmara Municipal, puderam acompanhar um pouco da rotina dos servidores e áreas de atuação, bem como o processo legislativo.
O diretor executivo do Programa Escola do Legislativo, Matheus Schiavon, a diretora administrativa e legislativa, Luciana Callegari Perussi e o vereador professor Rafael Kocian acompanharam os alunos, proporcionando uma manhã de muito conhecimento sobre o Poder Legislativo e suas funções perante à sociedade.
Já à tarde, 15h00, ocorreu a Sessão Ordinária Deliberativa do Parlamento Jovem, onde os 15 vereadores jovens puderam explanar sobre seus Projetos de Leis, além de debaterem e votarem os mesmos.
Durante a Sessão, o Parlamento Jovem, por meio de Moções de Congratulações de autoria do vereador professor Rafael Kocian, homenageou professores e alunos co-autores pelo apoio, incentivo à participação dos estudantes e auxílio no desenvolvimento dos Projetos de Leis apresentados.
“Estamos muito felizes com o resultado de mais uma edição do Parlamento Jovem. Vimos, por meio dos Projetos apresentados, jovens alunos preocupados com diversos problemas da cidade, contribuindo para possíveis soluções. Todos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho do Poder Legislativo, as atividades da vereança, bem como do prefeito e secretários também no Poder Executivo, e temos a certeza que o Parlamento Jovem contribuiu para a formação cidadã destes adolescentes, que já demonstraram interesse nas demandas do município, dispostos a ajudarem e querem o bem o desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou o vereador professor Rafael Kocian.

APRENDIZADO CONSTANTE AOS ALUNOS E PROFESSORES
Os alunos eleitos ao Parlamento Jovem destacaram, além da oportunidade de conhecerem o Poder Legislativo, a experiência única em ter contato direto com a política, elaboração de Projetos de Leis, discussões e principalmente a colaboração para o desenvolvimento do município por meio dos PLs apresentados.
O interesse e o comprometimento dos 15 jovens vereadores ficou nítido na Sessão deliberativa do Parlamento Jovem, onde também tiveram contato com situações onde puderem se abster do voto, votarem contrário aos PLs, enfim.
Além dos alunos, os professores parabenizaram a inciativa do Projeto, destacando o importante aprendizado, também aos mestres, proporcionado pelo Parlamento Jovem, assim como destacaram as professoras Dalila Vicente Ferreira e Alessandra Arlete Azarias, das PEIs E.E. "Dr. Cândido Rodrigues" e E.E. "Profª Laudelina de Oliveira Pourrat", respectivamente.