Galeria de Fotos - Cerimônias em alusão à Proclamação da República e Diploma de Atirador Destaque 2023

Na tarde de terça-feira, 21, durante a 38ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal promoveu cerimônias em alusão à Proclamação da República e à concessão do Diploma de Atirador Destaque do Tiro de Guerra 02-038 de 2023.
Ambas homenagens foram instituídas por meio de Projeto de Resolução, de autoria do vereador professor Rafael Kocian, e fazem parte do calendário oficial da Casa de Leis desde 2022.
Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Câmara, vereador Gabriel Navega, tendo ao lado na formação da Mesa a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, o 1º Sargento e Chefe de Instrução do TG 02-038, Welton Luís Monteiro Farias e o professor Nicola Costa.
Também estiveram presentes para acompanhar as homenagens Atiradores do Tiro de Guerra, familiares dos homenageados, professores e munícipes, além dos internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pela Internet.
A primeira cerimônia destacou o importante 15 de novembro ao Brasil. A contextualização sobre a Proclamação da República foi feita pela chefe de gabinete paramentar, Natália Tiezzi Manetta, que conduziu o cerimonial.
Após, o vice-presidente fez uso da palavra e fez uma menção especial à presença do professor Nicola como orador da cerimônia. “Neste ano, em especial, relembraremos o 15 de novembro através do querido mestre Nicola Costa, que nos deu a honra de sua presença e conhecimento acerca desta que vai além de uma data comemorativa ou um feriado nacional, mas um momento de reflexão para que todos nós também sejamos protagonistas de nossas próprias proclamações, libertando-nos de amarras, de preconceitos e de situações que enfrentamos em nosso cotidiano, seja em nossa vida pessoal ou profissional, principalmente para nosso crescimento enquanto cidadãos”, observou o vereador.
Navega também parabenizou os cinco atiradores que mais se destacaram no ano de Instrução do TG. “Essa é forma singela, mas justa de enaltecer o trabalho desempenhado pelos destaques no ano de instrução, que sabemos que não é fácil. Parabenizo aos cinco indicados, desejando que o Tiro de Guerra continue a desempenhar o excelente trabalho de civismo e cidadania que promove junto aos jovens.

“O PAPEL DO EXÉRCITO FOI FICAR AO LADO DA LIBETAÇÃO DOS ESRCAVOS”
Em seu rico discurso acerca do tema, o professor Nicola Costa, além do próprio 15 de Novembro, destacou também como datas marcantes a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695 e o Dia da Bandeira, 19 de novembro.
No contexto histórico, Nicola observou que o Exército foi crucial não apenas para Proclamação da República, mas para a libertação dos negros da escravidão. “Muitos brancos ricos, para se livrarem de irem à Guerra do Paraguai, assim como seus filhos, deram um jeito de enviarem negros escravos ao combate. Porém, dentro do Exército brasileiro não cabia o escravo, declarando, à época, que todo homem negro escravo que fosse à guerra seria um homem livre, ou seja, milhares lutaram já como homens livres. Em 1887, o Clube Militar do Rio de Janeiro, em carta à Princesa Isabel, destacou o desejo da liberdade aos escravos, sendo considerado o golpe final à escravidão. Seria injusto atribuir apenas à Princesa a abolição da escravidão, já que os militares, a igreja católica, a maçonaria tiveram participação neste processo. Concluo destacando que o papel do Exército brasileiro foi o ficar ao lado da libertação dos escravos”, concluiu.

HONESTIDADE, RESPEITO, CAMARADAGEM , DISCIPLINA
Em sequência, ocorreu a Diplomação dos Atiradores Destaques de 2023, sendo que o 1º Sargento Welton, durante discurso, destacou que os cinco indicados se destacaram no ano de Instrução, principalmente no tocante à honestidade, respeito, camaradagem, disciplina e lealdade perante ao Exército e seus companheiros atiradores, sendo exemplos para todos.
Ele ressaltou que o Tiro de Guerra continuará promovendo sua missão de civismo, contribuindo à cidadania e à sociedade por meio da participação na formação dos jovens.
Neste ano, os cinco Atiradores homenageados foram o Atirador/Monitor Bruno Gustavo Parussolo Del Duca; o Atirador/Monitor Gabriel Boaro Tertuliano; o Atirador/Monitor Giuseppe Francesco Straceri Ianes Baggio; o Atirador Gustavo Sossai da Silva e o Atirador/Monitor Luiz Guilherme Pereira Agustinho.