Galeria de Fotos - Dia da Mulher: Missionária holandesa Aaltje Bendanon recebeu homenagens na Câmara

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal promoveu na tarde de terça-feira, 12, homenagem à Missionária holandesa Aaltje Bendanon Bouwhuis, a popular “Áli” da Sociedade Lar da Infância”.
Ela chegou ao Brasil em 1989, após aceitar um pedido de auxílio da então presidente do Lar da Infância, Algemira Pinheiro de Souza, que solicitou à Sociedade na Holanda o envio de uma missionária para ajudar nas diversas atividades da entidade em Rio Pardo.
Com muita competência, determinação, carinho e comprometimento, “Áli” desempenhou suas funções por 35 anos na entidade, conquistando a admiração e o respeito de toda a sociedade rio-pardense, em especial aqueles que tiveram o privilégio de conviverem com ela, entre os quais crianças, jovens e famílias da Vila Formosa, bairro onde o Lar da Infância atende.
“Áli é, sobretudo, uma mulher forte que deixou seu país de origem para promover exímio trabalho aqui em Rio Pardo por mais de três décadas. Ela marcou a infância de muitas crianças, se adaptou à nossa cultura, servindo com amor e competência a todos nas diversas funções que ocupou na Sociedade Lar da Infância”, destacou a presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio.
A marcante cerimônia, cujo evento faz parte do calendário oficial do Legislativo Municipal desde 2004, contou com a presença da vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, da primeira-dama, Cristiane T. F. Zanetti, além de Ana Paula da Silva Soares Farias, esposa do 1º Sargento do Tiro de Guerra 02-038, Welton Monteiro Farias, da professora Lilian Moreira Santos Castellini, da secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Nathália Pinesi, e demais mulheres que também prestigiaram a homenagem.
“Estendo minhas considerações à senhora Ana Paula pelo apoio incondicional que ela dispõe ao marido, pois não é fácil mudar de cidade, de vida a cada dois anos, conforme determinações do Exército, e Ana Paula se mostra, acima de tudo, uma grande companheira. E também à professora Lilian Moreira Santos Castellini, que promove um trabalho social e voluntário levando a música para escolas, instituições, promovendo a musicalização, tornando o dia de todos mais feliz e mais leve”, observou Lúcia.
A homenageada “Áli” recebeu a Moção pelo Dia Internacional da Mulher e também flores. Ela agradeceu a todos pelo reconhecimento ao seu trabalho junto ao Lar da Infância, mencionando a gratidão também na língua holandesa.
Após, a vereadora Lúcia ofereceu mimos às senhoras Algemira, Cristiane, Ana Paula e Lílian, à vereadora Thais Nogueira e à diretora administrativa e legislativa, Luciana Perussi, também em homenagem a todas as mulheres pelo dia especial.

SAIBA MAIS SOBRE A HOMENAGEADA
Aaltje Bendanon Bouwhuis nasceu em Dalfsen, na Holanda, tem 63 anos e é viúva. Ainda quando residia na Holanda, graduou-se em Assistente para Trabalho em Instituições, concluindo o curso em 1970.
Antes de vir ao Brasil, Áli passou por diversos estágios em empresas, asilo, casa de família, etc, nas áreas de assistência administrativa e de trabalho, especificamente nas áreas de recepção, contabilidade, departamento pessoal, bem como cozinheira dietética, entre 1970 e 1975 no hospital Sant Elizabeth.
A história de Áli com o Brasil, especificamente São José do Rio Pardo inicia em 1989, quando dona Algemira Pinheiro de Souza, então presidente da Sociedade Lar da Infância em Rio Pardo, comunicou à Holanda, mais precisamente ao Missionário Klass Van de Raa, presidente da Sociedade naquele país, sobre a necessidade de uma holandesa para auxiliar nas atividades da instituição, já que a última missionária havia deixado o Brasil em 1985.
E assim Deus tocou o coração do presidente holandês, dos membros da diretoria da Sociedade e também e principalmente o de Áli, que deixou seu país para vir ao Brasil ajudar dona Algemira na difícil, árdua e prazerosa tarefa de gerir o Lar da Infância.
Durante estes 35 anos na instituição, Áli desempenhou as funções de tesoureira, administração geral, prestação de contas, foi responsável pela ficha das crianças, elaboração de projetos, traduções, ensinamentos e orientações bíblicas, visitas, etc.
Por tudo isso e mais um pouco se tornou o braço direito de Dona Algemira e uma amiga inseparável na vida, na fé e nos trabalhos cotidianos que foram além das paredes da Sociedade Lar da Infância.
Sempre disposta a aprimorar seu trabalho, Áli participou de cursos de formação nas áreas de assistência social, teologia, pajem, informática, assistência administrativa, sendo a maioria destes voltados ao trabalho com crianças e adolescentes.
A competência e dedicação aos trabalhos prestados no Lar da Infância lhe renderam muito além do respeito e admiração de toda a uma comunidade, mas de amizade, amor e reconhecimento, desde crianças até idosos que tiveram o privilégio de conhecerem e conviverem com a querida Áli que, já deixou claro que não deixará o Brasil, sua segunda terra natal.