Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Direto da Sessão: Confira os assuntos abordados pelos vereadores nesta semana na Câmara

Durante a 40ª Sessão Ordinária da Câmara, promovida terça-feira, dia 26, os vereadores destacaram, por meio de indicações e requerimentos, assuntos relativos à manutenção pública, entre eles a substituição de lâmpadas queimadas, um problema recorrente que foi, novamente, abordado em plenário.
Os vereadores pediram para que o Executivo promova o mais rapidamente possível a licitação para contratação de empresa que prestará os serviços, pois os trabalhos que estão sendo realizados d maneira provisória não estão resolvendo o problema das lâmpadas queimadas.

CEP POR LOGRADOUROS
O vereador professor Rafael Kocian sugeriu ao Executivo a adoção de providências junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para a implantação de CEP por logradouro no município.
“A implantação do CEP por logradouro traz benefícios à cidade, como mais agilidade e facilidade à entrega de produtos, inclusive por valores mais baixos. Diversas empresas não realizam entregas em municípios com CEP único, outras cobram taxas de seguro, pois não conseguem ter clareza da entrega. O CEP por logradouro seria um avanço ao município”, justificou Kocian.
Ele observou, ainda, que desde 2019, os Correios tentam junto à Prefeitura Municipal o acesso a algumas informações que são fundamentais à implantação do CEP por logradouro, mas sem sucesso.
“Esperamos que agora o Executivo possa dar mais atenção ao assunto, que remeterá em benfeitorias ao município, principalmente a facilidade nas entregas via Correios”, afirmou.

PREOCUPAÇÃO COM A REINAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE EXPRESSÃO
A reinauguração da Fábrica de Expressão foi tema de requerimento do vereador Henrique Torres direcionado ao Executivo e DEC. Ele questionou principalmente os motivos da urgência na realização do evento e também em local fechado, com muitos convidados, sendo que ainda estamos em tempos de pandemia.
“Foi anunciado um evento em local fechado e sem ventilação para 200 pessoas e um infectologista alertou sobre os riscos de sua realização por conta da Covid-19. Gostaria de saber o porquê não fazê-lo em local aberto e os laudos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária que aprovam a realização do evento”, questionou Henrique.
O vereador solicitou, ainda, informações sobre o valor investido para realização do evento e de onde virão os recursos para custear músicos e demais custos da produção.

REFORMA DOS PONTOS DE CIRCULAR
O vereador Eduardo Ramos solicitou informações ao Executivo sobre a possibilidade de reforma dos pontos de circular, principalmente os localizados nos bairros.
“Esses pontos precisam de manutenção como pintura, consertos de bancos, coberturas para proporcionar mais conforto e segurança aos munícipes que fazem uso do transporte público”, justificou o vereador.
Eduardo ainda questionou se a responsabilidade por tais manutenções é da Prefeitura ou da empresa que presta serviço de transporte público ao município para que, eventualmente, também possa cobrá-la sobre os serviços.
 
FARMÁCIA MUNICIPAL  
O vereador Pedro Giantomassi informou que a Farmácia Municipal terá horários de atendimentos diferenciados por conta do feriado prolongado do Dia do Funcionário Público e Finados, que ocorrerão no próximo final de semana.
“No sábado, dia 30 de outubro e na segunda-feira, dia 2, a Farmácia Municipal funcionará das 9h00 às 13h00 para que a população não seja prejudicada por conta do feriado”, disse.

REUNIÕES PARA DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO 2022
O vereador Paulo Sérgio Rodrigues destacou as reuniões promovidas pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, que estão sendo realizadas ao vivo e transmitidas pela Câmara para discussão e esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração do Orçamento Municipal 2022.
“Os debates, inclusive contando com a participação da população, estão sendo muito produtivos, pois cada secretaria, autarquia, está tendo a chance de detalhar informações essenciais sobre o orçamento para o próximo ano, além de esclarecer dúvidas, tanto dos vereadores, quanto dos munícipes. É uma forma democrática e transparente de todos conhecerem, entenderem e opinarem sobre um tema tão importante, que é a elaboração e a aprovação do orçamento municipal”, concluiu o vereador.