Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

“Nutrição, Qualidade de Vida e Longevidade”: Nutricionista Fábio Tavella abordou o tema em palestra na Câmara

Na noite de segunda-feira, 29, a Câmara Municipal por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” abordou, em palestra, mais um tema relevante à sociedade e voltado a todas as idades: “Nutrição, Qualidade de Vida e Longevidade”.
A explanação foi promovida pelo nutricionista e educador físico Fábio Tadeu Tavella, que também é especialista em Fundamentos da nutrição funcional, Engenharia de Alimentos e em Nutrigenética e Nutrigenômica. Ele atua na nutrição clínica funcional com foco em tratamento de patologias diversas, nutrição voltada ao esporte e performance, nutrição voltada à qualidade de vida e longevidade.
O diretor geral do Programa, vereador Rafael Kocian recepcionou o palestrante em Plenáro e agradeceu a presença, assim como do vereador Eduardo Ramos, do público presente, dos internautas de várias regiões do Brasil, entre elas de Estados como Bahia, Piauí, Minas Gerais e São Paulo, bem como a parceria e apoio na divulgação e promoção de conteúdos com o Instituto Legislativo Paulista, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Ministério Público/SP e OAB/Rio Pardo.
O nutricionista iniciou a palestra falando sobre a nutrição funcional e que ela não trata apenas de uma alimentação adequada. “Há também de termos equilíbrio em nossa mente, principalmente promovendo a tranquilidade mental, e a espiritualidade, que precisa ser praticada, seja lá qual for a religião, além de nosso corpo, para obtermos êxito em nossa qualidade de vida, em nossa saúde, resultando, efetivamente, na longevidade”, observou.
Fábio destacou, ainda, que as pessoas precisam se preocupar com a alimentação como um todo e não apenas em algumas refeições diárias. “O equilíbrio alimentar vem exatamente dessa preocupação com os alimentos em todas as refeições, principalmente no evitar alimentos inflamatórios como o açúcar, os ricos em gorduras saturadas ou trans, carboidratos refinados, álcool e os ultraprocessados. Esses tipos de alimentos ‘inflamam’ o organismo e trazem um acúmulo de substâncias com potencial para irritar os tecidos do e gerar um processo degenerativo ligado ao estresse oxidativo”, explicou.
Durante a palestra, o nutricionista também ressaltou a importância do bom funcionamento do intestino, que é o órgão onde são produzidos os probióticos do bem, responsáveis pela absorção de vitaminas, minerais, auxiliando na produção de hormônios e equilíbrio deles, também tão essenciais à manutenção do nosso corpo e mente.
Fábio observou, ainda, que é essencial que as pessoas, antes de iniciarem qualquer dieta ou mudarem o tipo de alimentação, busquem auxílio médico, realizem exames e também procurem um bom nutricionista. “Dieta não é coisa generalizada e que serve para todos. Ela é personalizada, pois cada indivíduo tem uma necessidade: às vezes o ganho de peso e a péssima qualidade de vida podem ser apenas um déficit hormonal, que pode ser diagnosticado por meio de exames de sangue mais criteriosos. Vou citar um exemplo disso: a serotonina. Ela é um neurotransmissor capaz de alterar várias áreas cerebrais. Isso significa que é uma mensageira que transporta, estimula e equilibra sinais entre as células nervosas e outras células do corpo. Em específico, tem um trabalho relacionado aos sentimentos de satisfação e bem-estar. Quando os níveis no organismo não são os ideais, a pessoa pode buscar essa ‘falta’ por meio do consumo do açúcar, das drogas para recompor estes níveis. A partir do momento que ele é recomposto da maneira correta a pessoa passa a ter uma saúde mais plena. Por isso é tão importante as avaliações com os profissionais adequados. Nada de ficar fazendo ‘dieta de google’”, alertou.
Após a palestra, Fábio respondeu a inúmeros questionamentos ligados ao tema e finalizou sua participação fazendo uma recomendação simples: “a longevidade, além do bom funcionamento do organismo por meio dos alimentos, também está intimamente ligada à nossa saúde mental, portanto, ria mais, preocupe-se menos, não assuma problemas dos outros. A mente também adoece o corpo”, concluiu.
O conteúdo completo da palestra pode ser acessado pelo link