Tribuna Livre: CCZ abordou ações de fiscalização e combate ao mosquito transmissor da Dengue

Na tarde de terça-feira, durante a 9ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal recebeu a Coordenadora de Vigilância em Saúde e responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Aparecida de Souza Berti, que ocupou a Tribuna Livre para abordar as ações de fiscalização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
O pedido à participação foi de autoria do vereador Gabriel Navega, por conta de epidemia da doença vivenciada no município e também para conhecer e esclarecer como vem sendo feito o trabalho pela equipe do CCZ.
Também estiveram presentes em Plenário os secretários municipais de Gestão e Saúde, Paulo Boldrin e Érica Bertelli Penha, respectivamente, além da supervisora Fabiana Munhoz, da veterinária Bruna Ribeiro e da agente de endemias Cecillia Alves, que fazem parte da equipe do CCZ e que têm seus trabalhos voltados às ações contra a Dengue.
Aparecida iniciou sua explanação explicando como são realizadas as nebulizações, principalmente as costais, onde os profissionais adentram as residências para realiza-la, citando alguns bairros onde já foram efetuadas, a exemplo do Carlos Cassucci, do Vale Redentor IV, onde a incidência de casos positivos da doença aumentou consideravelmente nas últimas semanas, sendo este um dos pontos analisados para a medida de controle.
“Também estão programadas nebulizações costais nos bairros Vila Maschietto, Santo Antônio e Vila Formosa, onde os casos também aumentaram. É uma medida para controlar o vetor, mas ainda insistimos que a população necessita auxiliar-nos na eliminação dos criadouros do mosquito. Infelizmente, em locais onde já foi feita a nebulização, a orientação e os agentes já voltaram a fazer visitas foram encontrados, novamente, criadouros”, afirmou.
A eliminação de criadouros vem sendo um dos principais objetivos do CCZ, que, segundo a secretária Érica conta atualmente com 10 agentes de endemias, além da supervisora, coordenadora e veterinária, uma equipe totalmente voltada ao plano de contingência da Dengue.
Fabiana ressaltou a importância das ações educativas, informativas, que também estão sendo realizadas pelos agentes nas visitas casa a casa, também auxiliados pelos agentes comunitários de Saúde, sendo essa uma de suas atribuições.
Outra ação importante que a Prefeitura vem promovendo é o “Cata Treco”, que além da eliminação de possíveis criadouros e destinação correta de materiais, também objetiva o controle de escorpiões.
“Novamente, pedimos o apoio da população nesta verdadeira guerra que estamos enfrentando contra a Dengue. Vistoriem os quintais e eliminem qualquer tipo de recipiente que possa acumular água. O Poder Público vem fazendo sua parte nas ações de combate e controle, mas necessitamos muito desse auxílio de cada munícipe em manter sua casa, quintal, caixa d’água e calhas limpas”, ressaltaram Aparecida e Fabiana.

TERRENOS SUJOS E CASAS ABANDONADAS/FECHADAS: COMO DENUNCIAR?
Outra questão abordada pelos vereadores foi com relação à limpeza de terrenos e ações dentro de casas fechadas/ou abandonadas. Como foi decretada a situação de Emergência em Saúde Pública no município, alguns protocolos mudaram.
As residências fechadas e abandonadas agora podem ser vistoriadas pelas equipes do CCZ, inclusive nesta semana algumas delas chamaram a atenção da sociedade pela quantidade de lixo acumulado dentro e fora destes imóveis.
Com relação aos terrenos e também casas abandonadas, qualquer munícipe pode fazer a denúncia via protocolo online, ouvidoria da Saúde ou diretamente para o CCZ e até mesmo à Guarda Civil Municipal, sendo que a primeira vistoria no local denunciado pode ser efetuada pela própria GCM, que avaliará as condições e levará ao conhecimento do CCZ e demais secretarias, como a de Obras e Agricultura, para providências posteriores.
“Nestes casos, há notificação do proprietário para limpar o terreno ou casa dentro de 48 horas. Caso isso não ocorra, a Prefeitura pode intervir e promover a limpeza, inclusive estamos encaminhando à essa Casa de Leis PL para regulamentar a cobrança legal, via Prefeitura, destes terrenos com edificações, sendo essa mais uma medida para tentar conscientizar os proprietários a manterem seus imóveis, que estejam fechados/abandonados, ao menos limpos, porém sem onerar o município”, explicou o secretário de Gestão.
As integrantes da equipe de Zoonoses, bem como ambos secretários municipais reforçaram que a luta contra a Dengue é de cada um e todos devem fazer a sua parte, principalmente na eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água.