Plano Diretor foi tema de encontro com alunos do Colégio Santa Inês na Câmara Municipal

Segunda-feira, 29 de abril, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” recebeu alunos do 6º Ano (Ensino Fundamental II), do Colégio Santa Inês, para uma palestra sobre o Plano Diretor do município.
Os alunos e professores foram recepcionados pela presidente, vereadora Lúcia Libânio e pelos diretores geral e executivo do Programa, vereador professor Rafael Kocian e Matheus Schiavon, respectivamente.
As abordagens sobre o Plano Diretor foram realizadas pela arquiteta Cibele Luitz Costa, servidora da secretaria municipal de Planejamento, Obras e Serviços.
Durante a explanação, ela explicou que o Plano Diretor é uma lei feita para organizar a vida nas cidades. Por este motivo, existe uma lei federal (o Estatuto das Cidades) que determina que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes precisam elaborar um Plano Diretor, sendo esta é uma lei feita pela esfera municipal, porque trata de assuntos específicos de cada cidade.
Cibele também exemplificou como é desenvolvido o Plano Diretor por meio de um vídeo e destacou o Mapa de Zoneamento, que é um de seus principais itens, no qual são determinados o que pode e o que não pode funcionar em cada região da cidade, o tamanho das construções, áreas que devem ser preservadas, etc.
Ao final da explanação, a arquiteta respondeu a diversas dúvidas dos alunos, sendo, novamente, um encontro muito produtivo para os estudantes, assim como afirmou a professora Patrícia.
“Venho aqui, em nome do Colégio Santa Inês agradecer a Câmara por receber nossos alunos do 6° ano para estudar efetivamente o Plano Diretor do município. Esse é um assunto muito importante, tratando-se na Unidade em Geografia, e ver na prática faz todo o sentido. Ações e atividades assim desenvolvem neles a reflexão, o comprometimento, a postura e principalmente a noção de que somos parte de um todo e que juntos vamos construir a nossa história”, concluiu, em depoimento.
Confira, abaixo, no arquivo em PDF mais sobre o Plano Diretor.

Anexo(s) da Postagem:

Plano_Diretor_Cibele.pdf