Projetos de escolas municipais são escolhidos para o Prêmio Professor Paulo Freire

Na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, vereadores se reuniram na Câmara Municipal para conhecer, analisar e escolher os dois vencedores da categoria Projetos Educacionais Relevantes, referentes ao Prêmio Professor Paulo Freire deste ano.
Dos 15 participantes, entre escolas públicas e particulares, foram escolhidos o Projeto Meio Ambiente, da Creche EMEB “Gilda Zanetti Mansano”, e o Projeto Consumo Consciente, da EMEB “São Judas Tadeu”. Todos os demais projetos participantes serão reconhecidos com uma Moção de Congratulações pela Câmara Municipal.

Na oportunidade estiveram presentes os vereadores Sidnei Marin Morgan, Lúcia Helena Libânio da Cruz, Rafael Castro Kocian, Luis Henrique Artioli Tobias, Zildo de Oliveira Delmondes, Itamar da Silva e Paulo Sérgio Ferreira, acompanhados da secretária Legislativa Luciana Callegari Marques dos Santos Perussi.

Meio Ambiente
O Projeto Meio Ambiente, da Creche EMEB “Gilda Zanetti Mansano”, integra o Programa “A União faz a Vida”, e foi desenvolvido com alunos de minimaternal (de 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses), pela professora Marcela Navarro Zonaro Anequini.

O projeto teve como objetivos estimular hábitos saudáveis nas crianças; possibilitar a noção de arte com atividades lúdicas e artísticas; criar uma experiência sensorial com a natureza; plantar e cuidar de mudas orgânicas; observar o desenvolvimento de um ser vivo; valorizar o meio ambiente.

Exploração de frutas, participação da comunidade e da família no plantio de mudas, apresentação da cultura indígena, contato com a natureza, projeto Horta na Escola, confecção de composteira, colheita e degustação de hortaliças, e construção de jardim foram algumas das atividades promovidas.

Consumo Consciente
O Projeto Consumo Consciente, da EMEB “São Judas Tadeu”, foi desenvolvido com toda a comunidade escolar pelas professoras Simone dos Santos Domingos, Aparecida Francisca de Oliveira, Ivani Cristina de Souza Fernandes, Sandra Regina Ribeiro Cara Busso e Sandra Helena dos Reis Camarano Fiorini.

Com a parceira da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, o projeto desenvolveu estratégias para a implantação de um Programa de Coleta e Destinação Adequada para Resíduos de Óleo Vegetal.

Visita ao depósito de sucatas, coleta seletiva, troca de óleo usado por produtos de limpeza, venda de sucata e recolhimento de tampinhas e lacres, além de recolhimento de lixo em praça foram algumas das atividades promovidas.

Prêmio Professor Paulo Freire
Serão nos dias 16 e 17 de outubro, às 19h30, na Câmara Municipal, as sessões solenes do Prêmio Professor Paulo Freire. Instituído no ano passado, trata-se de um importante reconhecimento social da área educacional que é concedido pelo Legislativo.

Este ano, mais de 40 instituições educacionais públicas e particulares locais estão participando e indicando professores, alunos, profissionais da educação e professores aposentados, com desempenho destacado no âmbito acadêmico. Ao todo, por indicação das escolas, a Câmara concederá 147 diplomas referentes ao Prêmio Professor Paulo Freire de reconhecimento educacional.